Çairé e Festival de Cinema de Alter do Chão serão destaque na Câmara Federal em Brasília

Ilha do Amor em Alter do Chão, cenário de belas imagensA Cultura Amazônica estará em pauta na Câmara Federal dos Deputados na próxima segunda-feira, 19 de agosto. As atividades serão distribuídas da seguinte forma: às 11h no Plenário com homenagens às importantes manifestações culturais do Oeste do Pará, dentre elas: o Çairé. Às 14h, no Plenário 10, será realizada uma audiência pública e Lançamento do Festival Internacional de Cinema de Alter do Chão.
A solicitação partiu do membro da Comissão de Cultura da casa, Deputado Federal Airton Faleiro, sob os requerimentos de número, 27/2019/CCult e 657/2019.
O Governo Municipal de Santarém é apoiador dos dois eventos de arte e cultura. Prefeito Nélio Aguiar e o secretário municipal de Cultura, Luís Alberto Figueira foram convidados a participar.
Çaraipora e as meninas da fita com o Arco do ÇairéOs dois momentos na Câmara "são importantes a favor da Cultura e do Cinema, oportunidade de reforçar e aprofundar o conhecimento sobre as manifestações culturais. Incentiva o crescimento socioeconômico e cultural do povo amazônico", destacou o texto do convite encaminhado pela presidenta da Comissão de Cultura, Deputada Federal Benedita da Silva.
Somam às exposições culturais do Oeste do Pará, além de Santarém, o Festival das Tribos de Juruti (Festribal), O Mascarado Fobó Obidense (Carnaval de Óbidos) e da Festa Literária Internacional do Xingú (FLIX). Segundo o titular da pasta da Cultura, Luís Alberto Figueira, é um marco na história cultural de Santarém e demais municípios do Oeste do Pará.
"Conhecer as maravilhas culturais e belezas da natureza Amazônica ampliam-se cada vez mais a proporção de Brasil e no Exterior. O Governo Municipal, a frente o nosso Prefeito Nélio Aguiar empenha-se a esse crescimento, pincipalmente na valorização e reconhecimento da nossa Cultura. Estaremos com as demais artistas da região, as representações públicas às demonstrações do artístico cultural que encanta brasileiros e estrangeiros. Ainda nas articulações nas políticas públicas culturais visionárias para melhorias junto a Câmara Federal", destacou o secretário.
Festa Folclórica do ÇairéSerá realizada de 19 a 23 de setembro pela Comissão do Çairé com apoio da Prefeitura de Santarém. Contará com uma vasta programação artística cultural, que será divulgada em coletiva à Imprensa. A manifestação cultural secular revive o tradicional Rito Religioso, e ainda o grandioso espetáculo da arte folclórica dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi, evento com abrangência de público nacional e internacional.
Davi Miranda (Krioca), Alciane Ayres (assessora de imprensa da Semc), Thiago Reis (Krioca) e secretário de Cultura Luís Alberto Figueira "Pixica"Festival Internacional de Cinema de Alter do Chão
O primeiro deste segmento e dimensão da arte a ser realizado na Vila, período de 21 a 27 de outubro. Inscrições concluídas com 1.979 filmes. As produções vieram de vários lugares da Amazônia, de mais cidades brasileiras e exterior. Sob coordenação da Krioca - Consultoria & Comunicação, entre os apoiadores está a Prefeitura de Santarém.
O Festival trará exibições de curtas, médias e longa-metragens, além de documentários, filmes realizados por telefone celular, oficinas, palestras, seminários e Show (artistas de artistas locais da música, dança, apresentações de etnias indígenas, folclóricas e outras). Evento gratuito, no entanto a coordenação solicita quem possa levar, o 1kg de alimento não perecível, que será repassados as comunidades próximas a Vila de Alter do Chão. Estima-se a participação de 50 mil pessoas.
"O Festival tornou-se internacional. E ficamos impressionados como a Amazônia é o assunto do momento. E como isso movimentou essas inscrições com pessoas de vários lugares do Mundo. Sempre tenta-se internacionalizar a Amazônia. Então agora estamos fazendo um trabalho diferente que é Amazônizar o Mundo. As pessoas estão vindo para serem Amazônizadas e nós estamos com uma satisfação enorme. A temática do Festival é a [Amazônia contada por seu próprio povo]. Além de fomentar a inclusão, muitos não tem acesso ao cinema, que ainda é visto como elitista no Brasil", disse, um dos Coordenadores do Festival Internacional de Cinema de Alter do Chão, Thiago Reis.
Para esse evento foi realizado em 2018 o Seminário no mês março em Santarém na área urbana e na Vila de Alter do Chão. Mais detalhes sobre o Festival Internacional de Cinema, acesse o link: https://festivaldealterdochao.com.br/

Mais informações:
Alciane Ayres – assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634 | E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com
Alciane Ayres Agência Santarém

0 Comentários