Grupo Bailado de Carimbó festeja aniversário com lançamento de projeto cultural

 


Apresentações culturais de grupos folclóricos, incluindo os grupos de quadrilha e carimbó estão entre as atrações.

O mega evento artístico-cultural no bairro Elcione Barbalho e de acesso livre ao público será realizado pelo Grupo Bailado de Carimbó (GBC), neste sábado (13), a partir das 20h30. O convite é para festejar os  20 anos de existência do grupo voltado à valorização da cultura regional amazônica, através das peculiaridades do carimbó. Na oportunidade haverá o lançamento do projeto premiado pela Lei Paulo Gustavo (LPG) - estado e município - denominado Carimbó da Vida: o bailado da comunidade. O local será no palco na paróquia de Nossa Senhora Guadalupe, na Travessa B, esquina com a Rua 4.

As apresentações da noite serão os grupos folclóricos, as quadrilhas Big Ben, Fuzuê, Flor do Sertão e Raiar do Sertão. As apresentações do grupo Bailado do Carimbó - apresentação do tema 2024, do grupo e itens oficiais - e do Grupo Chá de Carimbó. Haverá no palco os artistas musicais, Gutto Mota e Priscila Castro. Haverá, ainda, vendas de iguarias e sorteio de brindes.

O GBC é  tetracampeão do Festival Folclórico de Santarém e destaque em diversos eventos locais e interestaduais. Tem contribuído na divulgação da arte do carimbó em noticiários jornalísticos da Pérola do Tapajós e região, com extensão a programa de entretenimento em rede nacional, como em 2014, em participação em matéria sobre Alter do Chão no Programa Mais Você, da TV Globo.

"E teremos o reforço de artistas maravilhosos para a festa de aniversário e lançamento do nosso premiado projeto”, disse a organizadora Salete Lopes.

O produtor cultural e coreógrafo Nielsen Lopes explica que o projeto vai levar o carimbó para comunidades periféricas e na manutenção de suas atividades, que contribui diretamente para o fomento da cultura do folclore na cidade de Santarém.

O GBC foi criado em 04 de abril de 2004, no bairro Conquista, por Salete e seu saudoso esposo, Nilton Benedito. Falecido em 2015, deixou um legado de incentivo à valorização e criação aos adereços cenográficos aos familiares que atualmente estão à frente dessa arte do grupo.


Fonte: Prefeitura de Santarém - Alciane Ayres - Jornalista da Semc. Postado em: 11/04/2024.

ttps://santarem.pa.gov.br/noticias/cultura/grupo-bailado-de-carimbo-festeja-aniversario-com-lancamento-de-projeto-cultural-uhdjru

0 Comentários