Dia Nacional do Livro Infantil será destaque na Biblioteca Pública Municipal

 




Programação contará com atividades lúdicas que serão desenvolvidas para receber estudantes do bairro Urumanduba, das 09h às 11h.

Com o tema Ler é ganhar asas para o mundo, a Biblioteca Pública Municipal Paulo Rodrigues dos Santos (BPMPRS) vai realizar nesta quinta-feira, 18, de 09h às 11h, a programação alusiva ao Dia Nacional do Livro Infantil. O público-alvo das atividades serão os estudantes do 2º ano da Escola Municipal Francisca das Chagas Nascimento, do bairro Urumanduba.

A data foi instituída em homenagem à Monteiro Lobato. Ele deixou um legado de valorização à leitura e forte influência no mundo literário, engrandeceu a literatura infantil com histórias fantásticas que misturavam aspectos do folclore brasileiro com mitologia grega e personagens famosos do cinema. Entre os destaques está o Sítio do Pica-Pau Amarelo, que ultrapassou os livros, inspirando adaptações para teatro, cinema e televisão.

"Teremos a roda de leitura, oficina na ponta do lápis, desenhos para pintar e o início da exposição das obras de Monteiro Lobato. É de grande importância realizarmos dinâmicas voltadas  ao exercício da leitura. Reforço que este equipamento cultural  é aberto a toda a sociedade santarena e aos visitantes. Além de exemplares de obras infantis, temos outras categorias de literatura no acervo que totaliza 14.026 exemplares”, explicou o titular da Secretaria Municipal de Cultura, Adson Tertulino.

Dinâmica

  • Roda  de leitura:  será proposto aos estudantes ler uma ou duas frases em voz alta, assim o livro vai passar de mão em mão e no percurso dessa passagem do livro, serão exercitadas a leitura e a escuta.
  • Oficina na ponta do lápis:  a produção da lembrancinha – 18 de abril – Dia do Livro Infantil.
  • Desenhos para pintar: pintura livre de acordo com a imaginação dos estudantes.
  • Exposição das obras de Monteiro Lobato: o acesso será livre para ver e/ou manusear os livros.

A exposição das obras de Monteiro Lobato vai prosseguir até o final deste mês de abril. A BPMPRS está localizada na Avenida Borges Leal, 1558, bairro Santa Clara. Funciona de segunda a sexta-feira, de 08h às 18h.

 

Fonte: Prefeittura de Santarém - Alciane Ayres - Jornalista da Semc. Publicado: 16/04/2024. 

Acesse, o link: 
https://santarem.pa.gov.br/noticias/cultura/18-de-abril-dia-nacional-do-livro-infantil-sera-destaque-na-biblioteca-publica-municipal-xqtdah

0 Comentários