Projeto Museu Itinerante do Centro Cultural João Fona incentiva o conhecimento sobre a arte e a história de Santarém

 



Escola Municipal João XXIII, no Cipoal, recebeu a abertura nesta segunda-feira, 25.

A Escola Municipal João XXIII, na comunidade Cipoal, recebeu nesta segunda-feira, 25, a abertura do projeto Museu Itinerante: tecendo relações entre a coleção etnográfica dos Tapajó e os saberes coletivos. Esta é uma ação idealizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc)/Centro Cultural João Fona, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação (Semed), Infraestrutura (Seminfra), Academia de Letras e Artes de Santarém (Alas) e Serviço Social do Comércio (Sesc).

Na abertura, houve a apresentação musical com a performance de 30 músicos da  Filarmônica Municipal de Santarém (FMS), executando o hino nacional e o de Santarém, além de músicas regionais, que animaram e emocionaram o início das atividades no educandário. 

A exposição de réplicas e fotos de peças da cerâmica Tapajó do Museu aguçou a curiosidade dos estudantes e foi avaliada como grande adicional aos ensinamentos teóricos.

"É uma verdadeira aula prática em uma dinâmica rica. Os nossos estudantes ficaram maravilhados em conhecer a nossa história do acervo do Centro Cultural, e bem próximo deles, sem dúvidas vai somar ao aprendizado teórico. Ouvir os historiadores, a exposição das réplicas das peças e fotos, provocaram  a curiosidade sobre saber mais a respeito da nossa história", disse a diretora, Amanda Almada.

"Importante e emocionante. A chegada do projeto Museu Itinerante nos trouxe novos saberes. A história das peças de cerâmica, que são muito antigas ao ouvir os servidores do Centro Cultural e dos outros palestrantes, quanta informação nós recebemos. É muita felicidade a grandiosidade da nossa história, dos nossos antepassados. E somado ao espetáculo da Filarmônica Municipal”, destacou emocionada, a estudante do 9º ano Maria Nauana.

O secretário municipal de Cultura Adson Tertulino, afirma que a Semc, com projeto do CCJF, cumpre o dever da democratização cultural.

"Proporcionamos aos munícipes a oportunidade do conhecimento mais próximo deles. As atividades culturais têm que chegar em vários lugares, serem descentralizadas, estarem nas comunidades".

O chefe do CCJF e coordenador do projeto Museu Itinerante, Renato Sussuarana, reforça a grandiosidade da ação, quanto ao fomento da história do município de Santarém, e do envolvimento de parceiros em detalhar sobre O histórico artístico e cultural do museu.

O presidente da Alas, Anselmo Colares, fala sobre a relação do respeito e conhecimento em relação à história cultural, relacionada à temática do projeto.

"Uma das condições para respeitar  é conhecer. Todas  as vezes que somos convidados a irmos em escolas, falar de cultura, sobre a nossa história, nós [acadêmicos da Alas] estaremos, porque desta forma nós estamos contribuindo para manter esse patrimônio  histórico e formar novos seguidores dessa nossa herança", disse Colares.

O gerente da unidade do Sesc em Santarém, Cleiton Assis, relatou sobre a parceira. 

"É muito importante estarmos como parceiros neste projeto, na inclusão também do projeto Biblio Sesc, porque estimular a cultura faz parte do nosso trabalho, principalmente ao acesso à leitura”, relatou.

Cronograma

26/04 - Escola Estadual Maria Uchôa (Bairro Floresta)

03/05 - Escola Municipal Helena Lisboa de Matos (bairro Esperança)

29/05 - Escola Municipal Boaventura de Queiroz (Comunidade São Braz)

21/06 - Escola Municipal Maria do Rosário Barbosa (Comunidade Irurama)

 

Fonte: Prefeitura de Santarém -  Alciane Ayres - Jornalista da Semc - Publicado: 25/03/2024.

Acesse, o link: 

https://santarem.pa.gov.br/noticias/cultura/projeto-museu-itinerante-do-centro-cultural-dissemina-arte-e-historia-em-escolas-publicas-clamd1

0 Comentários