Artesãs “Pedaços da Amazônia” realizam exposição na 3ª Feira Gastronômica de Santarém (PA)

 



De 11 a 14 de maio, a partir das 18 horas, Praça Barão de Santarém

Beleza em artesanato e culinária serão apreciadas pelo público durante a 3ª Feira Gastronômica de Santarém (PA).  O inicio será nesta quinta-feira (11), na histórica Praça Barão de Santarém, bairro Prainha, a partir das 18 horas. Entre os expositores do Artesanato, o convite à visitação e aquisição das peças das artesãs Alcione Silva e Lene Pinheiro, o estande “Pedaços da Amazônia”.

No espaço “Pedaços da Amazônia”, os visitantes da Feira vão encontrar a maior diversidade em artesanato e habilidades manuais que destacam as belezas naturais do povo amazônida. As peças em exposição estão:  miniaturas em cerâmica como o símbolo maior da cultura santarena, o Muiraquitã (formato de sapo), brincos com detalhes em sementes, látex, e o reaproveitamento naturais de galhos/sementes em produções que retratam o paisagismo peculiar da Amazônia santarena. E sobre o reaproveitar e transformar em arte sustentável, explica a artesã Lene Pinheiro. “Recolher matéria-prima da natureza e transformá-la em arte estimula mais a nossa criatividade, e nos faz agentes da prática do proteger e divulgar as tradições, a cultura e a consciência sustentável ao uso dos resíduos naturais em nosso município”, disse.

Para a artesã Alcione Silva, que resolveu aprimorar os conhecimentos nativos  em oficinas da produção de peças em cerâmica, o popular barro que surge nos tempos de vazantes dos rios da Amazônia, destaca a valorização cultural  das peças em exposição.

“A cada feira que participamos, aguardamos nos emocionar sempre, pela satisfação dos visitantes em comprar as nossas produções, sempre os compradores olham os detalhes, elogiam pelo trabalho e querem saber o que a peça artística leva ao contexto histórico da nossa cidade, o queridinho de venda é o Muraquitã, pela narrativa lendária sobre a fertilidade e fartura que recaia sobre a pessoa que o ganha. Além do símbolo estar em diversos lugares turísticos de nosso município, e que muitas produções são de artistas renomados, como aqui nesta Praça, há produções do renomado artista plástico Laurimar Leal e procura sempre a qualificação para aprimorar a produção”, detalhou.

Alcione e Lene estão sempre em atuação ao segmento do artesanato, além das participações em Feiras com “Pedaços da Amazônia”, concentram-se de segunda a sexta,  e aos sábados, nas dependências do Centro de Artesanato do Tapajós – Cristo Rei, localizado na Avenida Barão Rio Branco, Centro.

Mas informações:

 Alcione Silva (artesã) : (93) 9910-9155 / (93) 99201 - 1221

@pedaçosdaamazonia

 

 Texto: Alciane Ayres ( Jornalista - Reg. 2059), com informações das artesãs "Pedaços da Amazônia". 

Arte: Pedaços da Amazônia. 

 

0 Comentários