Natureza e cultura de Santarém (PA) são temas de aula em Magé (RJ)


Ilha do Amor na Vila balneária de Alter do Chão ( Santarém-PA-Amazônia). Foto: Ronaldo Ferreira-Santarém-PA. 

A pluralidade da natureza e do artístico cultural do município de Santarém (PA) foi novamente assunto de atividade lúdica para estudantes no Rio de Janeiro (RJ). Dessa vez, a escolha foi dos estudantes do 5º ano da Esc. Mun. Alzira V. A. Peixoto da cidade de Magé (RJ) que abordou o tema “Santarém - Riquezas do Norte do meu Brasil”. Durante a proposta pedagógica foram pontuados aspectos da Pérola do Tapajós que resultou em exposição concluída na última sexta-feira (15).


Mural com reprodução de fotos das paisagens de Santarém (PA) produzida pelos estudantes do 5ª ano. Foto: professor Anderson Inácio (Magé-RJ).


 



          O fenômeno natural do Encontro das Águas. Rios Tapajós e Amazonas. Fotos: Ronaldo Ferreira-Santarém-PA.


O objetivo principal do projeto foi conduzi os participantes de maneira interdisciplinar, lúdica e entrelaçar aspectos que sejam comuns entre a Região Norte e Região Sudeste do Brasil. Os valores da fauna, flora, os aspectos culturais e sociais da Região Norte, principalmente do município de Santarém por conta da imensa riqueza natural, os patrimônios históricos, as edificações seculares, as peças arqueológicas da cultura tapajônica, a culinária, a dança e a música.

 

Estudante do 5º ano explicando sobre o Muraiquitã (formato de sapo), um dos símbolos popular da mística Amazônica, especialmente de Santarém-PA. Foto-professor Anderson Inácio (Magé-RJ).




Exibição de vídeos de paisagens naturais e urbanas de Santarém. Foto-professor Anderson Inácio (Magé-RJ).

A ação contou com pesquisas de fotografias, livros, internet e vídeos, a distribuição de tarefas, a confecção de materiais e a exposição. E da  rica diversidade do município santareno ambiental e artístico cultural foram pontuados entre os estudantes. Eles tiveram a oportunidade de realizar estudos de textos e pesquisas em diferentes fontes. Foram analisados os aspectos: cultura indígena, hidrografia, fauna e flora; confecção de artesanato; carimbó como dança regional; a comida típica peixe frito com açaí e a música  “Nada se Compara” de  Jana Figarella, cantora e compositora da Amazônia.

 

O momento da pesquisa sobre a história de Santarém. Foto-professor Anderson Inácio (Magé-RJ).

“Essa atividade envolveu três turmas. A proposta pretendeu ampliar e estreitar conhecimento sobre as belezas do Brasil de forma criativa. E a opção foi por Santarém. Por meio das tecnologias e livros, se possibilitou com mais precisão detalha a realidade do lugar. Pela espetacular experiência em outra escola, resolvi compartilha com os demais professores e desenvolvemos a didática semelhante. Foi positivo o envolvimento e o resultado dos estudantes”, explicou um dos professores da ação, Anderson Inácio da Silva.

 A culminância foi por meio da exposição de cartazes, de peças artesanais, livros, exibições de vídeos, degustação do peixe frito com açaí e apresentação da música de Jana Figarella. Essa atividade teve a culminância no dia 1º de outubro e  ficou em exposição nas salas até a última sexta-feira (15), data alusiva ao dia do Professor.

 “O empenho dos nossos professores em proporciona essa viagem lúdica foi maravilhosa. Aprendi que Santarém é uma das lindas cidades do Norte do Brasil, e tem dois rios que se encontram e não se misturam na frente da cidade, o Tapajós e Amazonas, fenômeno natural”, disse encantada com as imagens em vídeo e fotos, a estudante Tainá Silva.

 

 “A letra e a melodia é o convite para conhecer  Santarém, e mostra o orgulho que ela sente  por essa terra. As belezas, os encantos, as expressões como  'égua' e 'olha já'. Expressões típicas que não saem da minha cabeça”, destaca a estudante Yasmim Andreia sobre os detalhes da música de Figarella.

 

“Fizemos a degustação do peixe com o açaí, achei a combinação diferente e apreciável ao paladar. Fez lembrar as aulas dos professores nas explicações sobre as culturas de cada região brasileira. O prédio do Centro Cultural João Fona (CCJF) é de impressionar, dentro dele existem várias peças originais da cerâmica Tapajônica”, comentou o estudante Bruno Corrêa.

 

A degustação foi com o prato peixe com açaí. 
                                                     Foto-professor Anderson Inácio (Magé-RJ).

Participaram da dinâmica os professores Elias Felix e Lídia Araújo, a orientadora pedagógica Roselaine de Assis, a diretora geral Conceny Moura e a adjunta Ana Lúcia.


                                                 Vista aérea da zona norte de Santarém. Foto-Ronaldo Ferreira-Santarém(PA).

Em setembro de 2019, o professor Anderson fez atividade semelhante, incluída na Feira Cultural (Fecul) com o tema "Brasilidades na Escola M. de Ens. Fund. Miguel Ângelo Leone" ( Belford Roxo-RJ). O município de Santarém (PA) foi destaque, a apreciação pelo público resultou no 1º Lugar  na Fecul da turma  que apresentou o trabalho.

 A cidade Magé é um município da Baixada Fluminense , situado na Região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ). Seu ponto turístico mais famoso é a 1ª Estrada de Ferro do Brasil, construída em 1854 por Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.

  

Texto: Alciane Ayres – jornalista – Reg. 2059-SRTE-PA.


0 Comentários