Exposição do Projeto Biojoias de Cerâmica estará entre os atrativos aos participantes do Encomtur

As peças confeccionadas no Projeto. 

 

Réplicas e grafismo da cerâmica Tapajônica peculiares do município de Santarém (PA), no formato de biojoias, estarão em exposição neste sábado (16), nas dependências do Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós, a partir das 17h30 min, aos participantes do Encontro Nacional dos Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Encomtur).



Os profissionais do evento terão a oportunidade desse atrativo e de dialogar com alguns produtores das biojoias e demais artesãos que confeccionam uma diversidade de obras de arte na cidade.

O objetivo do Projeto Biojoias de cerâmica é  capacitar principalmente artesãos ceramistas para desenvolverem biojoias de cerâmica com referências arqueológicas e arcabouço teórico das pesquisas científicas com o intuito de gerar renda; resgatar, valorizar e divulgar esse rico patrimônio cultural, em especial o patrimônio arqueológico de Santarém. 


O Mestre Ceramista Jefferson Paiva ministrando a oficina e explica o contexto histórico da cerâmica Tapajônica. 


A matéria-prima, a argila ( o popular barro), retirado das margens do Rio Amazonas. 

O projeto foi contemplado pelo Edital de Artesanato pela Lei Aldir Blanc, coordenado pela arqueóloga e mestre eramista Francielly Sá que Trabalha formando multiplicadores de conhecimento da produção cerâmica em especial as biojoias com referências arqueológicas amazônicas.

A ação foi realizada pela marca “De Sá Amazônia” e produtora Arqueotechno em parceria com a marca Arte Tapajônica e o Centro Cultural João Fona da Prefeitura de Santarém/Secretaria de Cultura (Semc).

“Nessa atividade de produção participaram artesãos e pessoas ligadas à arte da cerâmica,  ministrada presencialmente pelo mestre ceramista Jéfferson Paiva, da designer Mayara Sá e com a minha participação virtualmente”, disse a coordenadora,  mestre ceramista e arqueóloga Francielly Sá.

“Dentre as peças estão o 'muiraquitã', um dos grandes símbolos da mística Amazônica, e demais grafismos presentes em peças da cerâmica Tapajônica. A atividade foi executada em etapas, teórica (contexto histórico da cerâmica Tapajônica), limpeza da argila e moldagem, queimação, montagem das peças, exposição e desfile das peças”, disse ainda Sá.

 A produção das peças foi realizada no período de 16 à 20 de setembro e o primeiro desfile. A conclusão da atividade contou com o desfile das peças e ocorreu um segundo desfile  realizado na abertura do Encomtur na última quinta-feira (14), no Restaurante Casa do Saulo. 


Cartaz digital do desfile na abertura do Encomtur. 



 Encomtur:

O evento iniciou na última quinta-feira (14) e prossegue até o dia 19 deste mês na Pérola do Tapajós, e terá extensão até o dia 23 de outubro na Ilha do Marajó. Aborda o tema “Roteiros sustentáveis, empreendedorismo e comunicação especializada: novos formatos ressignificando o turismo e promovendo experiências”.

O Encontro de Jornalistas e Comunicadores de Turismo conta com apoio dos poderes públicos estadual e municipais, iniciativa privada e entidades da sociedade civil.

 

Texto: Alciane Ayres (DRTap do sinjor-PA), apoio ao Encomtur.

Artes digitais: Francielly Sá.

Fotos do desfile do CCJF: Ascom Projeto Biojoias de Cerâmira. 


0 Comentários