NOVA PRESIDÊNCIA DA DRTAP QUER CONTAR COM A FORÇA DE TODOS OS JORNALISTAS DA REGIÃO DO TAPAJÓS


Processo eleitoral do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará ocorreu ao longo dessa terça-feira (15)

"Queremos contar com a força de todos os Jornalistas do Tapajós". Essa é a afirmação da nova presidente da chapa única "DRTap - União e Ação", Alciane Ayres, eleita nesta terça-feira (15) para estar à frente da Diretoria Regional do Tapajós do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (DRTap/Sinjor-PA). A nova diretoria atuará no triênio 2021-2022-2023.
"Nosso trabalho será por todos os jornalistas do Tapajós. Precisamos fortalecer cada vez mais a categoria, fundamental para a democracia e funcionamento das sociedades. Lutaremos por mais valorização, definição de salário base e entre outras demandas. Nossa gestão será aberta, voltada às necessidades e baseada nas decisões da maioria", destacou a nova presidente da DRTap Alciane Ayres.
No pleito também foi eleito como presidente do Sinjor-PA, o jornalista Vito Gemaque, membro da Chapa 2 "Sempre na Luta".
Para a Diretoria Regional do Tapajós (DRTap) esteve apta a participar da eleição a Chapa Única “DRTap - União e Ação”, registrada juntamente com a Chapa 01 “Renova Sinjor-PA” que disputou a Diretoria Executiva do Sinjor-PA.
DRTap - União e Ação
A Chapa Regional “DRTap – União e Ação” realizou lançamento virtual no último 31 de outubro, quando foram apresentados oficialmente os membros: Alciane Ayres (Diretora Geral), Clenildo Vasconcelos (Diretor) e Júlio César Antunes (Diretor).
A chapa tem como objetivos fortalecer e agir em conjunto com os jornalistas profissionais dos 22 municípios da DRTap, reforçando as ações da Diretoria Executiva do Sinjor-PA.
Além de Santarém, a DRTap abrange os municípios de Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Terra Santa, Trairão e Uruará.
Propostas da Chapa Regional "DRTap - União e Ação"
1. Retorno e adequação do site do Sinjor-PA, com aba para a DRtap, tendo banco de dados com currículos dos jornalistas e entre outros detalhes;
2. Espaço predial da DRTap/Sinjor-PA em Santarém;
3. Estabelecer piso salarial dos Jornalistas Profissionais no Estado do Pará;
4. Apoiar os Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estadual na luta pelos Projetos de Lei para Cargos, Carreiras e Salários de Jornalistas nas esferas públicas Municipal e Estadual;
5. Editais de premiação e incentivo aos Jornalistas, a exemplo do Troféu Imprensa;
6. Reuniões mensais presenciais e on-line para dialogar os problemas e avanços da categoria;
7. Maior presença de ações e projetos pela diretoria Executiva do Sinjor-PA em parceria da DRTap;
8. Retorno das parcerias junto as Instituições Superiores de Ensino em descontos para o Curso de Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo em vista à valorização do Diploma, e mais parcerias em assistência de empresas privadas;
9. Dialogar com a reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para a inclusão do Mestrado em Comunicação Social entre os curso ofertados pela instituição;
10. Prestação de contas e distribuição de percentuais das mensalidades do Sinjor-PA para a DRtap;
11. Fomentar a Cooperativa de Jornalistas na região do Tapajós.
Membros da Chapa DRtap “União e Ação”
Alciane Ayres da Mota - Diretora Geral
Especialista em Jornalismo Científico pela Universidade Federal do Oeste do Pará-Ufopa(2011-2013). Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo) pelo Instituto Esperança de Ensino Superior-Iespes (2006-2010). Jornalista Profissional, registro de nº 2059 (SRTE/PA). Desde 2012 faz parte do quadro efetivo da Prefeitura de Santarém (PA), cargo Jornalista e lotada na Secretaria Municipal de Cultura (Semc) na função de Assessora de Comunicação. Trabalhou como repórter e vendedora de publicidade do Jornal Impresso Diário do Tapajós, caderno do Diário do Pará (2007), Assessora de Comunicação voluntária do Comando do 3º Batalhão de Polícia Militar (2007), produtora Executiva da TV Tapajós, afiliada a Rede Globo (2007-2010) e (2016), produtora executiva da NITV Rádio Difusão Ltda/Afiliada a Record News (2010-2011), Repórter do Jornal Impresso, O Impacto (2011-2012). Administra o Blog Alciane Ayres-Jornalista. O Blog é especifico para a editoria Cultura, mas tem flexibilidade de postagens afins, a exemplo, os assuntos sobre projetos sociais. Esteve como diretora adjunta da Diretoria Regional do Tapajós (DRTap) do Sindicato de Jornalista no Estado do Pará (Sinjor/PA) (2017-2020).
Clenildo Vasconcelos Neves – Diretor
Graduado como Tecnólogo em Produção Multimídia – Publicidade e Midia (2005-2007) e Comunicação Social/Jornalismo pelo Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes). Jornalista Profissional, registro de nº 3148 (SRTE/PA). Apresentador de TV e de rádio. Atua desde 1972 na comunicação santarena. De 1972 a 1974, trabalhou na função de Operador de áudio Ex-Rádio Clube de Santarém. De 1974 a 1980, foi Operador de áudio na Radio Emissora de Educação Rural Santarém. De 1993 a 2012, foi apresentador do programa Patrulhão da Cidade, da então Tv Santarém que depois se tornou RBA Tv Santarém. De 2012 a 2013, foi apresentador do Programa Balanço Geral, da TV Guarany. Atualmente é apresentador da Rádio Emissora Educação Rural Santarém e Chefe da Divisão do Patrimônio Histórico e Cultural na Prefeitura Municipal de Santarém.
Júlio César Guimarães Antunes – Diretor
Administrador da "JCA - Agência de Comunicação". Especialista em Jornalismo Científico pela Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA (2011-2013). Possui o Bacharelado em Comunicação Social/Jornalismo pelo Instituto Esperança de Ensino Superior/Iespes (2006-2010). Cursa a Pós-graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais pelo Centro Universitário da Amazônia/Unama (2019-2021). Jornalista Profissional, registro de nº 2.057 (SRTE/PA). Desde 2012, faz parte do quadro efetivo da Prefeitura de Santarém (PA) na função de Assessor de Comunicação - Jornalista (concursado), onde atualmente está lotado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Trabalhou na edição do Jornal do Meio Dia da Rádio Educadora Rural de Santarém (2008), repórter do Projeto Rádio pela Educação (2009-2010), atuou na Assessoria de Comunicação do Hospital Regional do Baixo Amazonas-HRBA (2010), na Assessoria de Comunicação do Projeto BR-163 – Floresta, Desenvolvimento e Participação do Ministério do Meio Ambiente/FAO (2011). Editor de texto e reportagem na RBATV Santarém (2011-2012). Em 2017, atuou como produtor da TV Tapajós/afiliada à Rede Globo. Já foi diretor da DRTap no período de 2015 à 2017.
Confiram os eleitos:
Presidente - Vito Gemaque (O Liberal)
Vice-presidente - Rose Gomes (Alepa)
Secretário-Geral - Elias Serejo (PPGCOM/UFPA)
1ª Tesoureira - Carol Pombo (Sinasefe)
2ª Tesoureira - Geisi Dias (Sintepp)
Secretário de Mobilização - Evandro Pantoja (TV RBA)
Secretário de Sindicalização - Cláudio Pinheiro (O Liberal)
Secretária de Interiorização - Talita Baena (UFOPA)
1ª Suplente - Sandra Rocha (FADESP/UFPA)
2º Suplente - Adison Santos (IFT)
3ª Suplente - Shirley Penaforte (FEAPA)
Delegação junto à FENAJ
Titular - Max Costa (ADUFPA)
Suplente - Helena Saria (Alepa)
Comissão de Ética
Alexandre Lins (Funtelpa)
Ana Prado (FACOM/UFPA)
Carlos Boução (Alepa)
Ivana Oliveira (UNAMA)
Jecyone Pinheiro (SEBRAE)
Conselho Fiscal
Alexandre da Silva (IURD TV)
Élida Galvão (FASE)
Ieda Jucá (Alepa)
Ivan Duarte (O Liberal)
Nielson Bargas (Autônomo)
Diretoria Regional do Tapajós (DRTap)
Alciane Ayres (Semc)
Júlio César Antunes (Semma)
Clenildo Vasconcelos (Rádio Rural)
Fonte: “DRTap – União e Ação”.

0 Comentários