Belterra e Santarém recebem espetáculos e oficinas de grupo teatral maranhense


 

Autor: Alanda | Publicado em: 17/12/2020

Autor: Alciane Ayres

 

O "grupo Teatral Xama" do Estado do Maranhão (MA) levará espetáculos e oficinas nas cidades de Belterra (PA) e Santarém (PA). O Grupo de teatro de repertório, do nordeste é premiado e já circulou por todos os estados do Brasil e foi contemplado nos principais editais de artes cênicas do país (Sesc, Itaú, Petrobrás, Basa, Funarte, Palmares e  entre outros). As primeiras atividades iniciam nesta sexta-feira (18), em Santarém ( Vila de Alter do Chão), às 16h, na Praça 07 setembro e às 20h na Praça do Pescador. No sábado (19) as atividades serão na cidade belterrense e no domingo (20) retornam a Santarém com apresentações no balneário de Alter do Chão e na Sala Cultural do Theatro Victória. A entrada é gratuita.

Segundo a  Chefe de Seção do Theatro Victória Dessirrê Marcião explica que, " o Grupo Xama tem atuação no estado do Maranhão, sob a coordenação de mulheres atrizes. Tendo como ponto de partida a arte de narrar. A construção dos espetáculos por elas elas vão construindo seus espetáculos autorais que resultam de uma partilha de vozes para a criação do texto e da cena".

As normas preventivas por conta da pandemia pelo Coronavírus serão seguidas principalmente quanto a aglomeração. 'A exemplo, no Theatro Victória é prioritário tanto pelos servidores, a equipe técnica do grupo e a plateia o uso de máscara, a higienização com álcool em gel das mãos e número limitado de 60 pessoas", disse a chefia do Theatro Victória.

Sobre os espetáculos:

Espetáculo de Teatro de Rua  "A Carroça é Nossa", tem o chão dessa criação é o Maranhão com suas histórias, lendas e ritmos. Nessa obra teatral quatro personagens se encontram, Pedroca, Cecé, Toinha e Joaninha, partem numa jornada em busca do animal para puxar uma carroça, que acreditam ser um veículo mágico de transporte até os seus sonhos, no decorrer percebem que seus destinos não se cruzaram a toa e que precisam desvendar um enigma que envolve a carroça.

A narrativa do espetáculo se passa em rimas e se foca na oralidade e expressões características maranhenses, assim, partem em uma jornada em busca de um animal para puxar a carroça

O Espetáculo "As Três Fiandeiras", gira em torno de três atrizes Beatriz, Isadora e Isabel, em transformar um espetáculo que foi um fiasco de bilheteria em uma nova produção, o fazer teatral e a história pessoal das atrizes se juntam as narrativas das rendeiras Das Dores, Chica e Zezé. A história da mãe de Ribamar – Chica. Uma rendeira que é mãe de um filho que saiu pra pescar em alto mar e não retornou – se entrelaça com o desafio das atrizes: é preciso ir buscar o filho desaparecido assim como é preciso montar um novo espetáculo.

PROGRAMAÇÃO

Data: 18.12.2020 (sexta-feira)

Espetáculo: "A Carroça é Nossa" – Alter do Chão (Santarém-PA)

Local: Praça 07 de setembro

Início: 16h

Espetáculo: "A Carroça é Nossa"

Local: Praça do Pescador (Santarém-PA)

Início: 20h

Data: 19.12.2020 (sábado)

Espetáculo: "A Carroça é Nossa"

Local: Em frente a Igreja de Santo Antônio de Belterra (Belterra-PA)

Início: 10h

Oficina de Contação de História

Local: Barracão do CRAS (Belterra-PA)

Início: 14h

Meta: 20 pessoas (professores e contadores locais)

Espetáculo: "As Três Fiandeiras"

Local: Salão Paroquial de Santo Antônio de Belterra

Início: 19h

Meta: 40 pessoas

Dia: 20.12.2020 (domingo)

Espetáculo: "As Três Fiandeiras"

Local: Centro Comunitário de Alter do Chão  (Vila de Alter do Chão/Santarém-PA)

Início: 10h

Meta: 40 pessoas

Espetáculo: As Três Fiandeiras

Local: Theatro Victória

Início: 20h

Meta: 40 pessoas

Bate Papo com Contadores Egon Pacheco e Elizangila Dezincourt

Contato:

Grupo de Teatro Xamã

Coordenação: Renata (98) 98402-9568

Produção  local: Elizangila Dezincourt (93)99138-3372

                             Dessirrê Marcião (93) 99100-3111

 

-----------------------------------------------------

Alciane Ayres - assessora de comunicação da Semc

Contato: (93) 99179-4634

E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com

0 Comentários