Alunos da oficina de cerâmica “Presépios Natalinos” são certificados

Autor: Alanda | Publicado em: 18/12/2020

Autor: Alciane Ayres 

 

Na final da tarde  de quinta-feira (17) na “Galeria de Intendentes e Prefeitos” do Centro Cultural João Fona (CCJF), o total de 10 participantes receberam a certificação pela conclusão da Oficina de cerâmica. A atividade faz parte da parceria junto a  Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), e que trabalhou especificamente o cenário do nascimento de Jesus Cristo nas técnicas de moldagem e modelagem da cerâmica Tapajônica. 

Segundo o secretário municipal de cultura Luis Alberto Figueira a cada oficina aberta do Projeto Réplicas Tapajônicas, há um grande interesse do público. "Há grande procura, mas por motivos da pandemia Covid-19, nós temos que seguir os critérios, e um deles, é  o número  limitado de participantes. Mesmo nessa limitação foi possível ver o interesse das pessoas em aprender a manusear a argila, e os resultados são sempre surpreendentes. E parabenizo os participantes e o instrutor, o Mestre na arte do saber popular Elves Costa nesta parceria com o governo municipal em propagar  essa arte histórica da produção de cerâmica com foco na linha Tapajônica”, explicou Figueira. 

A artesã Amanda Reis detalhou sobre o presépio produzido por ela. "Eu fiz os principais personagens na moldagem de estatueta semilunar, os 03 Reis Magos e o menino Jesus Cristo. Fiz ainda as peças utilitárias, mini  panelas de barro, os animais e a estrela que anuncia o nascimento do Filho de Deus também foi produzida de argila. Mesmo com o conhecimento na utilização da argila e produção de peças, é sempre desafiador participar dessas oficinas, só agrega ao saber mais e principalmente nos emotiva em produzir na cerâmica Tapajônica, o cenário do nascimento de Cristo”, disse emocionada. 

 A oficina foi realizada no período de 09 a 11 de dezembro. Cada participante foi desafiado a produzir 01 presépio com 06 peças, mas superaram o desafio e produziram 08 peças. Após conclusão as peças passaram pelo processo de secagem e queimação. 


Alciane Ayres - assessora de comunicação da Semc

Contato: (93) 99179-4634

 E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com

 

0 Comentários