Expografia no Vale Tapajônico - Um mergulho na arte de Diego Godinho

 


O projeto traz a proposta de montagem inédita da exposição de pinturas e ilustrações denominada, “Expografia no Vale Tapajônico -  Um mergulho na arte de Diego Godinho”. O local que receberá a atividade será o “Sebo Porão Cultural” neste sábado (24), a partir das 17 horas.

 “A exposição exaltará contextos da vida na Amazônia brasileira, seus arquétipos sociais, personagens, atributos culturais, fauna e cosmologia que faz desta região um lugar de significativa beleza, encantamento e complexidade. A montagem faz parte do evento que busca não só homenagear a Rua 24 de Outubro, considerada a primeira vicinal  de Santarém (PA),  a  Pérola do Tapajós. Além  do  resgate memórias, e abre espaço para consagrar a rua um palco da alegria da poesia, da musicalidade e da arte em toda sua expressão”, disse o artesão, Diego Godinho.

 






A Expografia trate-se da montagem de varal  com aproximadamente 150 ilustrações. E ainda simultaneamente haverá ao vivo a produção de artes na técnica vernissage. O artista santareno, artesão Diego Godinho  deve dispor obras apresentadas em tamanhos variados em papel sob diferentes técnicas tais como, nanquim, aquarela, carvão e serigrafia, instigante e oportuna a um mergulho na cultura Amazônica conduzindo o público presente  a uma reflexão do que é esta região além de ser importante contribuição a arte do Pará e principalmente do Baixo Amazonas.

O espaço “Sebo Porão Cultural” fica localizado na Rua 24 de outubro, 1330, nas proximidades da Praça Tiradentes, bairro Aldeia. "Essa via pública o nome primitivo de "Caminhos dos Índios", depois chamada de Rua da Alegria. E com os festejos comemorativos da elevação de Santarém à categoria de cidade, em 1948, passou a ser denominada oficialmente de 24 de outubro" (Santarém, Logradouros Públicos, Wilde Dias da Fonseca - Instituto Boanerges Sena, 2006). 

 

 

Texto: Alciane Ayres (Jornalista) e Diego Godinho (artesão santareno).

Foto e vídeo: Diego Godinho (artesão santareno).

0 Comentários