Prorrogada a Oficina Réplicas Tapajônicas




A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) prorroga a atividade da Oficina Réplicas Tapajônicas. Trata-se da produção réplicas em miniaturas de peças do Centro Cultural João Fona (CCJF).  Na instrução do ceramista Elves Costa, os participantes já produziram vasos globulares zoomórficos (com apliques na forma de animais). E teve mais  e por conta da pausa do último feriado pelo dia da Independência do Brasil, a oficina vai finalizar na quinta-feira (10).

“A atividade despertou mais interesses de pessoas querendo aprender a conhecer e produzir peças em miniatura da cerâmica Tapajônica. E resolvermos estender por mais dois dias e oportunizar esse aprendizado. O nosso objetivo é produzir cincos réplicas diferentes, peças que foram restauradas pelo Projeto [Conservação Preventiva e Restauro pelo ceramista Jefferson Paiva]. E já conseguimos concluir a primeira réplica, o vaso globular Zoomórfico com apliques no formato de tartarugas, produzido com base na peça do Centro Cultural que foi reconstituída, está com  25 % da peça original. E que foi feita essa reconstituição  muito bem elaborada.  E a próxima réplica a ser produzida será de uma estatueta de posição com base semilunar, assim classificada porque a base inferior dela é no formato de meia Lua. E essa peça original recebeu restauro em torno de 60%”, informou, o ceramista Costa.

E nesta terça-feira (08), a estreia foi da acadêmica do curso de pedagogia Rebeca Magalhães. Ela avalia como valioso aprendizado. “É enriquecedor aprender a trabalhar com a argila e tentar reproduzir peças históricas, é muito gratificante ao trajeto da minha formação superior e a minha vida”, disse.

A Oficina Réplicas Tapajônicas faz parte da programação de Aniversário do Centro Cultural João Fona (CCJF), quando completou 29 anos de fundação, no último 27 de agosto. O acesso a visitação do prédio histórico segue as orientações preventivas por conta da pandemia pelo Coronavírus, o uso de máscara, de álcool em gel e numero limitado, assim como na oficina realizada. A oficina ocorre das 14 h às 18 horas. O Centro Cultural João Fona (CCJF) fica localizado na Avenida Adriano Pimentel, s/n, na área da Praça Barão de Santarém, Orla, bairro Prainha. No expediente de segunda a sexta-feira, das 08 h às 18 horas.

Alciane Ayres - assessora de comunicação da Semc

Contato: (93) 99179-4634

E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com



 

0 Comentários