Centro Cultural abre a exposição fotográfica “Çairé Rito Religioso”


Nesta quinta-feira (17), o Centro Cultural João Fona (CCJF) da Prefeitura de Santarém/Secretaria Municipal de Cultura (Semc) vai enfatizar detalhes da  manifestação trisecular cultural, o Çairé, realizado na Vila de Alter do Chão no mês de setembro. O prédio foi ornamentado com o colorido das fitas e o Arco (símbolo da Santíssima Trindade). E para divulgar e estreitar mais o conhecimento será aberta, às 16h, a exposição fotográfica “ Çairé Rito Religioso – A Fé que move o Povo” . Os registros são do renomado fotógrafo belenense Celso Lobo.

Segundo a Chefe da seção de Atendimento ao Turista da Semc, Patricia Chaves, a exposição será composta de 20 fotografias. “Haverá mais registros do Rito Religioso que é a essência do Çairé, no entanto serão inseridas imagens da disputa dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa. E no espaço incluirá  as  réplicas do Arco do Çairé, Coroa do Divino Espírito Santo e o vestido da Saraipora, a personagem que carrega o Arco do Çairé nas procissões do Rito Religioso e entre outros”, explicou Patrícia. 

A exposição seguirá até o dia 16 de outubro. O Çairé segundo pesquisadores originou-se de ritos nativos da etnia Borari, mesclados aos elementos católicos com a  chegada de Frades Jesuítas  na Amazônia.

A Festa do Çairé como era realizada nos últimos anos foi cancelada devido a pandemia do novo Coronavírus. E a Comissão de manutenção da Cultura do Çairé iniciou no último dia 10, por meio de Live, o Çairé Rito Religioso. E retorna com a programação da Live neste dia 17 e 18 direto da Vila balneária. A Comissão está seguindo os protocolos de cuidados e restrições no espaço de realização das Lives. E que  poderá ser acompanhada via internet pelas plataformas digitais:

*Facebook* Çairé – Rito Religioso

*Youtube* Çairé – Rito Religioso

*Instagram* @cairealter_

Sobre o fotógrafo Celso Lobo:

Nasceu e vive em Belém do Pará, desde muito novo tem relação com a arte, apesar de Licenciado em Matemática, trabalhou  por vários anos com serigrafia, mas a paixão pela fotografia sempre falou alto. Em 2007, começou  a fotografar e aprofundar os conhecimentos em fotografia, participando de congressos, workshop e cursos intensivos com renomados fotógrafos nacionais e internacionais e em 2009 começou a fotografar profissionalmente. Por transitar entre universos distintos, com uma fotografia marcante nos eventos (fotografia social) e de observação nas paisagens de natureza (autoral), sempre priorizou a luz natural. O reconhecimento do trabalho dele  como fotógrafo confirma a paixão e dedicação pela fotografia. A partir de 2016 tem sido recompensador para ele. “Minhas fotografias correram o [mundo]e ganharam reconhecimento nacional e internacional”, disse Lobo.





*Mais informações:*
Alciane Ayres – assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634.



 

0 Comentários