Biblioteca Pública Municipal abre a Exposição Festa do Çairé


A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) iniciou no dia 10 de setembro, a Exposição Festa do Çairé.  A exposição nas dependências da Biblioteca Pública Municipal Paulo Rodrigues dos Santos (BPMPRS) destaca por meio de exemplares de fotos, livros e revistas detalhes sobre a importância cultural histórica da Festa do Çairé.


“Devido a restrições por conta da pandemia pelo Covid-19, a Festa do Çairé foi cancelada, mas é necessário propagar a importância da essência, o Rito Religioso. E assim iniciou na Vila de Alter do Chão essa celebração religiosa do Çairé,  com limitações e medidas protetivas contra o Coronavírus. E aqui na Biblioteca  criamos a exposição para que os usuários possam conhecer por meio do mural momentos dos festejos de anos anteriores, destaques peculiares do Çairé e a disputa dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi’, explicou, a auxiliar administrativa Mira Rêgo.

A exposição segue até o dia 30 de setembro. Devido a pandemia, há limitação ao atendimento dos usuários dentro espaço público, o limite, 10 pessoas. Obrigatório no local, o uso de máscara e higienização  das mãos, logo na entrada com álcool em gel.

Sobre a instalação predial:

A Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos foi fundada em 20 de janeiro de 1967, na época funcionava nas dependências do Theatro Victória, na área central da cidade. Em 1975 foi transferida para o prédio da Casa da Cultura, no bairro Santa Clara.  Em 22 de junho de 2006 a Prefeitura Municipal de Santarém em parceria com a Fundação Cargill de Santarém, após seis meses de reforma do prédio, reinaugurou a Biblioteca.

Possui um acervo com  aproximadamente 13.640  exemplares. Distribuídos  em  livros históricos,  didáticos,  científicos, enciclopédias, mapas, literatura infantil, literatura brasileira e estrangeira, periódicos e de obras paraenses. Internet gratuita. Ambiente anexo para atividade, lúdico educativas,  audiovisuais e telecentro.

Expediente:

O horário de atendimento ao público, de segunda a sexta-feira, das  08h às 18h. Localizada: Avenida Borges Leal, 1558, entre a Avenida Barão do Rio Branco e a Travessa Silvino Pinto, bairro Santa Clara.  O prédio fica nexo a Casa da Cultura.

Mais informações:

Alciane Ayres – assessora de comunicação da Semc.
Contato: (93) 99179-4634.

E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com

0 Comentários