CENTRO CULTURAL JOÃO FONA – 29 ANOS

  



Nesta quinta-feira (27), o Centro Cultural João Fona (CCJF) completa 29 anos de fundação. Para comemorar junto à sociedade santarena e visitantes estão programadas atividades a partir do dia 1º de setembro, data de reabertura do espaço público, de acordo com o último decreto municipal sobre as medidas temporárias de enfrentamento à Covid-19.

 

Entre as atividades está previsto o lançamento do Livro “Jenipará” da escritora gaúcha Graziela Brum, a visitação ao projeto Conservação Preventiva e Restauro e a oficina do Projeto Réplicas da Cerâmica Tapajônica.

 

“A programação vai iniciar  no dia 1º de setembro com o lançamento do Livro Jenipará da escritora Graziela Brum. A obra conta a história dos moradores de uma cidade construída à margem do rio Jarurema, no Baixo Amazonas. Retrata a vida de ribeirinhos, seringueiros, povos de diferentes etnias da floresta Amazônica. E nesse mesmo dia teremos a continuidade do Projeto Conservação Preventiva e Restauro pelo ceramista Jefferson Paiva; na quinta-feira, o início da oficina do Projeto Réplicas da Cerâmica Tapajônica com o ceramista Elves Costa. O número de participantes na oficina será limitado, 12 pessoas, distribuídos em  02 grupos, na manhã e tarde. E para o acesso ao Centro Cultural, reiteramos as normas de higienização, distanciamento social, além do  o uso de máscara e álcool em gel, destacou a chefe de Seção de Atendimento ao Turista do CCJF,  Patrícia Chaves.

 

O público-alvo da oficina Projeto Réplicas da Cerâmica Tapajônica são pessoas com  ou prévio conhecimento sobre o manuseio com argila (barro), a matéria-prima para a produção das peças. O término da oficina será no dia 07 de setembro. Os ceramistas são parceiros voluntários em atividades realizadas no equipamento público cultural.

 

Sobre o Centro Cultural João Fona (CCJF):

 

O CCJF foi criado por meio da Lei Municipal de nº 13.791 de 27 de agosto de 1991. Utilizado exclusivamente com finalidades culturais, dando-se prioridade para a instalação nas dependências, de salas museológicas, fixas e transitórias.

 

O prédio histórico da Prefeitura de Santarém na égide da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) é uma das rotas turísticas nacionais e internacionais no município santareno. A edificação predial iniciou em 1853 com término em 1867, sendo inaugurado em 1868. Nas instalações já funcionaram as atividades do Ministério Público de Justiça (Fórum de Justiça), Intendência Municipal (Prefeitura de Santarém), Câmara Municipal e Prisão Pública.

 

Sobre a escritora:

 

Além de escritora, a gaúcha Graziela Brum é uma ativista cultural. Idealizadora do projeto literário Senhoras Obscenas, organizou e ajudou a publicar mais de 200 mulheres poetas e “prosadoras” em três livros de antologias. Vencedora de dois concursos ProAc em São Paulo, com “Fumaça” (2014) e este “Jenipará” (2019) _que é o primeiro romance de uma trilogia sobre a Amazônia, também publicou “Vejo Girassóis em Você” (Lumme), de prosa poética. Mantém uma coluna na Revista Vício Velho.

 

A escritora frequentou o Centro de Apoio ao Escritor (CAE) da Casa das Rosas (São Paulo). Com o lançamento deste Jenipará, Graziela Brum inicia uma residência literária, a partir do Rio Tapajós. A luta por mais espaços editoriais para as mulheres Brasil adentro e mundo afora continua. 

 

Serviço:

 

Programação alusiva aos 29 anos do Centro Cultural João Fona (CCJF)

 

Data: 1º de setembro (terça-feira)

 

 O Lançamento do Livro Jenipará

 

 Local: Centro Cultural João Fona (CCJF)

 

Hora: A escritora Graziela Brum estará presente nos horários das 10h às 12h     e das 17h às 19 horas. 

 

 Visitação ao Projeto Conservação Preventiva e Restauro

 

      Local: Centro Cultural João Fona (CCJF)

 

      Hora: das 14h às 16 horas

 

     Data: 03 de setembro (quinta-feira)

 

      Oficina de Réplicas da Cerâmica Tapajônica

 

      Local: Centro Cultural João Fona (CCJF)

 

      Hora: das 08h às 12h e das 14h às 18 horas

 

      As atividades da oficina encerram na segunda-feira (07).

 

O Centro Cultural João Fona (CCJF) fica localizado na Avenida Adriano Pimentel, s/n, na área da Praça Barão de Santarém, Orla, bairro Prainha. No expediente de segunda a sexta-feira, das 08h às 18 horas.

 

Alciane Ayres - Assessora de comunicação da Semc

 Contato: (93) 99179-4634

E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com

0 Comentários