Live da Prefeitura traz informação e boa música

Noite de quinta-feira (28), o inicio da Live da Prefeitura de Santarém iniciou com a suavidade da música religiosa “Sonda-me” interpretada por quatro músicos da Filarmônica Municipal José Agostinho. A reflexão por meio da música instrumental do autoconhecimento de Deus junto a Humanidade, e neste momento, qual  a suplica maior é saúde. E ainda relembraram sucessos da MPB e Regional. Já por meio de entrevistas de especialistas, abordagens necessárias sobre “Medidas de isolamento social”  adotadas pelo Município de Santarém e “Saúde mental” durante a Pandemia foram assuntos de entrevistas.

O procurador jurídico da Prefeitura de Santarém e pós graduando em Direito público e Direito Sanitário, o Matheus Coutinho esclareceu detalhes sobre a prorrogação do Lockdown e  o Decreto 149/2020 de 26 de maio de 2020. Neste  que de dispõe sobre a atualização das medidas temporárias para o enfrentamento da emergência  de saúde pública de importância intensiva decorrente do novo Coranavírus no município de Santarém.

“A diferença maior nesse decreto e que apertamos um pouco mais. Para assim evitar que as pessoas circulem desnecessariamente nas vias públicas. E que o distanciamento social possa aumentar. Além do Lockdown que suspendem atividades não essências, tem o toque de recolher, das 19h às 05 da manhã, de segunda a domingo. E acrescentou-se nesse decreto o rodizio do CPF, se o final da numeração for par, as saídas serão em dias pares e com final ímpar, os dias liberados serão os dias ímpares. Exceto as atividades essências já relacionadas ao Lockdown não entram no rodizio de CPF. Desde que munidas com a declaração do empregador, tomador de serviço ou da Instituição do qual faça parte. E para as pessoas que vão se locomover para farmácias, hospitais, atendimentos médicos de urgência, odontológicos e veterinários. E os saques do auxilio emergencial e bolsa família vão seguir o calendário do governo federal independente da numeração final do CPF. E reforçamos a população que ainda não temos vacina, e não temos uma cura eficaz a esse vírus que vem acabando e disseminando muitas vidas e a Secretaria municipal de Saúde com a sua grande equipe está atuante e diligentes para vencer esse pandemia”, destacou.

Acesse mais informações sobre as medidas via Decreto 149/2020
Covid-19: Entenda como funciona a regra do rodízio de circulação de pessoas, link: http://www.agenciasantarem.com.br/noticia/10692


Instituições fiscalizam cumprimento do lockdown em Santarém, link: http://www.agenciasantarem.com.br/noticia/10694



O tema “Saúde mental” durante a Pandemia foi abordada pela psicóloga, especialista em Psicopedagogia, Euna Vasconcelos. A ansiedade diante desse cenário, que alternativas para manter o equilíbrio, seja com pouco membros na família, maior quantidade ou sozinho.


“É necessário que todos possam interagir, criar um vínculo de comunicação,  antes muitas vezes até inexistente, ou só de finais de semana. Principalmente para os de grupo de riscos que não podem sair, de não estar com outras pessoas, nem fazer atividades essenciais, as outras pessoas fazem por eles, por conta do risco que é muito maior. Caso não haja alguém com convivência próxima por exemplo com idoso, e fazer vídeo chamada por telefone, já ameniza a solidão, ameniza o fato da pessoa ficar extremamente preocupada. Agora algo extremamente importante nisso tudo, que para diminuir a ansiedade, a preocupação, é selecionar o que você vai ver a respeito, não só sobre o Covid-19, outras noticias ruins, porque nós vamos ter muitas noticias, e a nossa mente é um receptor. E preciso selecionar, escolha um momento do dia para se atualizar nas noticias e escolha outras atividades para o dia, que isso não se torne algo em excesso, isso aumenta a ansiedade, e aumenta a  possibilidade de desenvolver, transtornos de ansiedade e depressão. A informação é importante, mas não em excesso, e a comunicação familiar, além de procurar obviamente a ajuda especializada quando for necessária”.  

Em vídeo na Live, as experiências do aposentado Paulo Dezincourt de 83 anos  e do neto Enzo Gabriel de 13 anos. Eles convivem na mesma casa, e mostraram muito bem sobre a importância da comunicação familiar, principalmente a Paulo da terceira idade. Há uma grande interação por de diálogos e brincadeiras.

A segunda experiência foi da empresária Ândria Freitas no período de isolamento social por conta da pandemia Covid-19 procurou reorganizar com a família. Ela, o esposo e os dois filhos. “A nossa vida passou pela reorganização e reinventar-se ao cenário pandêmico foi necessário. Da prática ao Home Office, a distribuição das tarefas dentro de casa, o momento do estudo dos filhos, a atividades físicas. E ainda a meditação ao fortalecimento da Fé”, disse a empresária.

O secretário interino da Cultura Diego Pinho confirma  que a Live segue todas  as regras de higiene e distanciamento recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. “E cumprimos  novamente  mais uma vez  o objetivo, que é de levar alegria para o público em casa durante o período de isolamento social por conta do novo coronavírus”, destacou.

A transmissão da Live da Prefeitura de Santarém recebe a parceria da empresa Zum Telecom. Na equipe técnica da produção servidores da Semc, Nel, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e Coordenadoria de Comunicação (CCom). O cenário do ao vivo é o auditório da Casa da Cultura.

Mais informações:
Alciane Ayres - assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634
E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com

0 Comentários