Live da Prefeitura leva mensagem de otimismo à população de Santarém


Bastidores da live da Prefeitura de Santarém, realizada nessa quarta-feira (13). Foto-Adrio Denner
As belezas da Pérola do Tapajós, a riqueza cultural, a experiência de adequação de empreendedores e a palavra de especialistas levaram informação e otimismo às pessoas que se conectaram à live da Prefeitura de Santarém, realizada na noite dessa quarta-feira (13).
A live incluiu bate-papo e música com Marcelle Almeida e o pianista Andreson Dourado. Os artistas integrantes do Grupo Regional Mocorongo da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) emocionaram com interpretações de: “Foi Assim” /Ruy Barata, “Carinhoso”/Pixinguinha, “Dança da Mata”/Beto Paixão/ “Romaria”/Renato Teixeira e “Terra Querida”/ Wilson Fonseca.
“A arte toca o coração, ameniza as dores, provoca mais esperança, a amar mais nossa terra, o zelo pelo próximo através dessas letras musicais. E nesse cenário da Casa da Cultura,  nos traz a sensação de que vai passar esse momento não favorável e este prédio possa voltar a ser aberto para grandes apresentações que virão e que essas cadeiras estarão ocupadas em breve. É essa a sensação de estarmos participando dessa live nesse período de pressão pela Covid-19 possa acabar”, disse esperançosa, a cantora Marcelle Almeida.
Newton Magno, guia de turismo, especialista em História da Arte, e responsável por mostrar a história do prédio que hoje abriga o Centro Cultural João Fona, lembrou que 150 mil pessoas passaram em eventos diversos.
"Lembro do Projeto Pixinguinha que esteve em apresentação neste palco por três vezes, com abrangência nacional e com a finalidade de divulgar a Música Popular Brasileira”, destacou.
O empreendedorismo em tempos de crise foi assunto da live do professor e consultor em Marketing Digital, Daniel Nuredo. Tiveram, também, dicas sobre como se reiventar em tempos de recessão global: do grande empresário ao trabalhador informal.
Edney Vasconcelos, antes produtor e DJ, agora no ramo gastronômico, contou experiências sobre como teve que reagir quando seu empreendimento sofreu grande impacto.
Outra experiência foi da Niete Rêgo, membro da Associação de Artesãos e Artesãs do Trançados de Arapiuns. Ela fez uma adequação para comercializar as peças artesanais adequando-se ao cenário de crise pandêmica. O local de trabalho foi fechado por conta das normativas de aglomeração à Covid-19.
Para o secretário interino da pasta da Cultura (Semc), Diego Pinho, "a proposta do uso de plataformas de vídeo na internet (Facebook e Youtube), é inovadora, pois reúne assuntos relacionados à saúde, arte cultural, turismo, além de experiências motivadoras que refletem positivamente na vida das pessoas".
Segundo Diego, a internet vem somar. "Há internautas de vários pontos do Brasil ou de outros países que interagem com alegria, relembram o passado e outros que não conheciam a nossa arte e os lugares mostrados nas imagens. Só cresce o desejo de um dia estar aqui nesse chão. E sobressai ainda mais a fé que esse momento vai passar".
A interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), durante a programação, foi realizada pelo servidor Alexandre Lucena.
Prevenção e cuidados - O rigor com medidas reiteradas rotineiramente pelas autoridades de saúde pública foram seguidas à risca pela equipe. Para proporcionar tranquilidade dos envolvidos, especificamente no auditório estavam apenas 10 pessoas - técnicos, o apresentador Régis Balieiro, artistas/entrevistados e intérprete de Libras - em sistema de rodízio.
Todos utilizaram máscaras, além das exceções de quem estava apresentando ou cantando, e dispunham de álcool em gel. O auditório foi devidamente higienizado e durante a live, os técnicos realizaram antes, durante e depois a higienização dos equipamentos.
A transmissão teve apoio da empresa Zum Telecom. A equipe técnica e de produção foi composta por servidores da Secretaria Municipal de Cultura (Semc)/Núcleo de Esporte e Lazer (Nel), Secretaria Municipal de Educação (Semed),  Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e Coordenadoria Municipal de Comunicação.

Mais informações
Alciane Ayres - assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634
E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

0 Comentários