OAB Pará realiza juramento online para entrega de carteiras a advogados


 O ato é pioneiro no interior da Amazônia e é justificado pela crise do Coronavírus.
                                                Albanira Coelho na posição de juramento na cerimônia on line.

Pela primeira vez na história da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção Pará, uma turma de bacharéis em Direito, já aprovada no Exame de Ordem, fez o juramento à distância. O ato é obrigatório por lei para a obtenção do título de advogado (a) e ter acesso à carteira da OAB.

Na tarde desta segunda-feira, 6 de março, pelo menos 22 advogados marcaram esse ato, usando a plataforma Zoom Cloud. Logo após a cerimônia online, que se fez necessária devido a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), eles receberam a carteira digital, gerada a partir de um aplicativo criado pela OAB Nacional. 

                                        

O aplicativo surgiu como uma forma de avançar tecnologicamente e para que sirva de opção para quem não vê necessidade do uso da carteira física. 

A ideia foi executada com o momento de crise em que o mundo vive e desta forma, de maneira legal, viabiliza para que todos os advogados que necessitam da carteira mas que só agora fizeram a inscrição na Ordem, possam entrar para o mercado de trabalho. 

Entre os advogados que prestaram o juramento inédito à distância, está a jornalista e agora advogada Albanira Coelho, que também tem no currículo a história de pioneirismo da educação paraense, ao compor a primeira turma de bacharéis em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, no interior da Amazônia. A cerimônia foi acompanhada por um grupo de jornalistas que fez parte da turma pioneira.
                                                                       
                                                                   Carteira versão digital

 Para ela, foi um momento ímpar, porque já havia adiado essa entrada oficial na profissão há algum tempo e vê a iniciativa da OAB como excelente alternativa para muitos colegas que precisam trabalhar. 

"Perdi o foco algumas vezes, por exercer a profissão que tanto amo e me dedico há mais de 20 anos, que é o jornalismo, mas depois comecei a me preparar para, primeiramente advogar e depois realizar outros projetos, mas com os pés no chão, já com todo esse avanço tecnológico e sempre cruzando as duas áreas, a Comunicação e o Direito. Começo agora um novo ciclo, mas analiso que a iniciativa da OAB em realizar um ato tão importante como este, mesmo que online, foi de uma assertividade gigantesca e que merece reconhecimento". 

A advogada, que é filiada ao Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) , pretende atuar em questões que envolvem direito digital, a partir dos direitos convencionais (penal, civil, administrativo e outros) e também à proteção de dados, sem desprezar as áreas de estudo que vem realizando desde as duas graduações (Jornalismo e Direito), as pós-graduações (Direito Penal, Trabalhista e Assessoria de Imprensa) e agora no doutorado em Direito Privado.

"Minha pesquisa atual é sobre as fake news e seus impactos no meio social, falta de lei específica e em quais leis, atualmente, buscar refúgio para garantia dos direitos violados nessa área. Mas também tenho interesses voltados para a proteção do direito à imagem, à liberdade de expressão, defesas dos abusos midiáticos, entre tantos outros garantidos constitucionalmente, que estão ligados às duas áreas e que não são respeitados, mas sempre acompanhando as decisões tomadas nos Tribunais Superiores e de menor instância", disse ainda, Albanira Coelho.

Para a Mestra em Ciências da Comunicação Rosa Rodrigues destaca que, " como jornalista, tenho a alegria de acompanhar essa cerimônia histórica da OAB em Santarém e também testemunhar uma jornalista fazendo seu juramento como advogada, unindo duas áreas tão importantes para nossa sociedade: Comunicação e Direito. Nestes tempos em que precisamos viver em isolamento social, temos os recursos da tecnologia potencializando nossas formas de interação e, por isso mesmo, necessitamos da atenção na área do Direito para acompanhar esses processos", enfatizou. .

A partir dessa experiência, a OAB, em todo o Brasil deverá seguir com novas solenidades de juramento à distância, durante a crise do Coronavírus, para não atrasar a entrada desses profissionais no mercado de trabalho.

Acompanharam o momento on line colegas de profissão e filiados ao Sindicato do Jornalista no Estado do Pará. 

Texto: Alciane Ayres - Jornalista - SRTE-PA: 2059.

0 Comentários