Sindicatos e Conselhos vão reunir com Câmara de Vereadores de Santarém para discutir PLs que estruturam cargos, carreiras, gratificações e salários




“Conforme os representantes há questões que devem ser revistas devido as especificidades de cada cargo”

Uma frente formada por 6 (seis) instituições sindicais e 2 (dois) conselhos de classes do Estado do Pará vão reunir e solicitar dos vereadores de Santarém, no oeste do Pará, nesta segunda-feira (09), às 8:30h, no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santarém (CVS), ajustes nos Projetos de Lei (PL) enviados pela Prefeitura de Santarém ao Poder Legislativo.

Os Projetos de Leis são os que dispõem sobre: Estrutura Organizacional da Prefeitura Municipal de Santarém, Estabelece as Atribuições dos Órgãos da Administração Direta; Projeto de Lei que Altera e Cria Cargos da Lei Nº 16.060, de 12 de janeiro de 1998, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Administração Pública; e, Projeto de Lei que dispõe sobre a Instituição de Gratificações, Plantões, Sobreaviso e Auxílios aos Profissionais Trabalhadores de Saúde, Vinculados à Secretaria Municipal de Saúde de Santarém.

Conforme os representantes das instituições serão levadas as devidas justificativas pedindo os ajustes, pois há questões que devem ser revistas devido as especificidades das funções de cada cargo, número de cargos e tipos de gratificações para cada profissão que compõe o quadro de funcionários da Prefeitura de Santarém.

Participam da frente de instituições representantes dos trabalhadores do Sindicato dos Médicos do Estado do Pará (Sindmepa); Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Para (Senpa); Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública do Estado do Pará (Sintesp-PA); Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Pará (Sindsaúde); Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor-PA)/Diretoria Regional do Tapajós (DRTap); Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Santarém; além do Conselho Regional de Serviço Social (Cress/1° Região Santarém) e Conselho Regional de Psicologia do Pará 10 Região PA/AP.

Mais instituições que queiram participar, devem se dirigir a reunião que ocorrerá amanhã (09), na Câmara de Vereadores de Santarém.

Projetos de Leis

Os três Projetos de Leis (PLs) devem impactar de forma direta na vida de 5 Mil 936 profissionais que compõe o quadro de colaboradores da Prefeitura de Santarém.

Os projetos buscam solucionar problemas identificados pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) na estrutura administrativa da Prefeitura, como a existência de servidores temporários em cargos que não estão previstos em lei municipal, como também remunerações e gratificações de função, que motivaram a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pelo município, em 2019.

Antes de chegarem ao plenário para discussão e votação, os projetos passarão por comissões da Casa, iniciando pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O MPPA autorizou a recontratação da maioria dos servidores temporários, sem necessidade de realização de concurso público, mas ficou estabelecido que brevemente a Prefeitura de Santarém deve realizar concurso público para o preenchimento de cargos e funções que não são passíveis de serem ocupados por servidores contratados de forma temporária.

Os projetos de lei preveem a admissão para os cargos criados em cada uma das categorias que ocorrerá por meio de aprovação em concurso público, conforme disposições no Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Municipais.

O prazo para regularização da situação de temporários que continuam prestando serviços à administração pública do município encerra no dia 31 de março de 2020.

Fonte: Frente de Sindicatos e Conselhos do Estado do Pará.
Foto: Acervo da Câmara de Vereadores de Santarém 



0 Comentários