Exposição “Remando pela Amazônia” nesta sexta (6), no Centro Cultural João Fona


A sala de exposições temporárias do Centro Cultural João Fona (CCJF) recebe inúmeras novidades em criações artísticas culturais. E na tarde desta sexta-feira (06), às 16h, o inédito trabalho denominado de “Remando pela Amazônia” estará disponível para visitação ao público. Tratam-se de 16 peças produzidas tendo como peça principal o remo, instrumento histórico e ainda muito usado principalmente pelos ribeirinhos da Amazônia. A produção é resultado da parceria de artistas ceramistas santarenos e paulistas.


A produção das peças teve a orientação do ceramista paulista Carlo Cury que relata como surgiu a ideia da exposição. “A partir do diálogo com a chefia da CCJF  e ao ver um remo de 5 metros já existente no acervo e outro remo pequeno chegamos a conclusão que poderíamos fazer uma intervenção de artes no uso do  remo com diferentes linguagens. E aplicamos, a gravura, a cerâmica, trançados de palha e outros apliques. Cada artesão foi buscando algo da sua vivência, e compartilhando através dessa arte. A maioria dos remos veio o universo do uso pessoal dos artistas”, disse, o paulista.
O ceramista paulista Carlo Cury já realizou exposições anteriores no Centro Cultural João Fona (CCJF) individual, “Maria Mãe de Todos” e coletiva, a “Sonoridade Ancestral”.  “A peça de madeira, o remo, transmite muito da vivência de raiz amazônica, a liberdade de ir e vir. E fortalece no fluxo dos trajetos pelos rios dessa imensa Amazônia. O uso da canoa  e do remo dos antepassados ainda é persiste”.
Sobre Carlo Cury
O paulista Carlo Cury  é formado em Arquitetura pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (SP). Mas foi nas artes plásticas que construiu carreira com uma extensa produção. O desenho foi uma de suas primeiras formas de expressão. Em 2012, participou da formação do grupo Ubuntu, na cidade de Caraguatatuba (SP), que reúne artistas plásticos na linguagem tridimensional. Este grupo desenvolve projetos coletivos como o "Projeto Origens". Cury tem realizado pesquisas sobre a cerâmica de povos nativos no Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul e São Paulo, visitando museus e aldeias indígenas.
A exposição “Remando pela Amazônia”  prossegue até 30 de maio. O Centro Cultural João Fona (CCJF) fica localizado na Avenida Adriano Pimentel, s/n, na área da Praça Barão de Santarém, Orla, bairro Prainha. No expediente de segunda a sexta-feira, das 08h às 18 horas.

Fonte: 
Alciane Ayres - assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634 / E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com
Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

0 Comentários