Mestres sul-coreanos de taekwondo agregam conhecimento a arte marcial em Santarém

Nos últimos meses, Santarém tem sido destino turístico de países do mundo todo. Culturas do outro lado do globo terrestre fundem-se a cultura tapajônica. À exemplo do mini curso e exibição de taekwondo de mestres da Coréia do Sul, ocorrido na tarde desta quinta-feira (13), no auditório da Casa de Cultura. A realização foi uma parceria da Liga Nacional de Taekwondo com Academia MF-Team e Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
A arte marcial demonstrada pelos mestres “JaeHoon Bong” e o “SeongGeun Kim” está em intercâmbio pelo Brasil e desde então encanta crianças e adultos do Norte, Nordeste e Sudeste. Em Santarém, as atividades foram mediadas pelo intérprete e também mestre em Taekwondo Albert Mesched. “A rota do circuito em Santarém foi considerada satisfatória por eles enquanto proposta de divulgação da arte marcial Taekwondo. E aos praticantes que aqui vieram, aproveitaram para fazer os movimentos junto com os mestres e corrigiram as formas e posições. E alguns vieram por curiosidade pela arte e mostraram-se interessados em praticar”, disse Albert.
Os esportistas santarenos também estiveram presentes e aproveitaram para agregar conhecimento a arte. A praticante santarena Ariane Braga comentou sobre o intercâmbio com os coreanos. “Considero enriquecedora essa atividade principalmente aos praticantes como eu. Ver ao vivo mestres vindos diretamente da Coreia do Sul que detêm de movimentos rápidos e precisos agrega conhecimento. Esta é uma linda arte que conta com uma série de aspectos positivos ao ser humano, como a educação, o respeito ao adentrar no tatame, não é de qualquer jeito que se entra, é um esporte excelente para qualquer pessoa praticar”, detalhou Ariane.
O nome "Taekwondo" se origina da fusão de três palavras coreanas: Tae (Pés), kwon (Mãos) e Do (Caminho. Em sentido global, a arte indica diversas técnicas de combate sem armas para defesa pessoal. Tornou-se modalidade Olímpica.
Durante o intercâmbio, os mestres farão ainda 22 atividades em vários pontos do Brasil. Na região norte, além de Santarém (PA), no circuito estão as cidades de Boa Vista (RR) e Manaus (AM).
Para assistir a exibição, os interessados devem doar um alimento não perecível, unindo arte com solidariedade. Os alimentos serão doados a Associação Irmã Dulce dos Pobres.
Fonte: 
Alciane Ayres - assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634 / E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com
Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

0 Comentários