Apresentação inédita de músicos santarenos em Manaus

Ultrapassar a fronteira interestadual com o propósito de unir e fortalecer a cultura musical nortista é o maior motivo da aceitação de músicos santarenos para se apresentarem em Manaus (AM). A peculiaridade de músicos da Pérola do Tapajós encanta e emociona diferentes públicos. O convite foi para os músicos da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho como uma das apresentações artísticas da Pré-Bienal Norte-Funarte de Bandas de Música no palco do Palacete Provincial, nesta sexta-feira (29), às 19h30, localizado na Praça Heliodoro Balbi, s/n, bairro Centro.
No repertório, músicas do Concerto Bumbando com a Filarmônica. "É a primeira vez que a Filarmônica rompe a fronteira do estado do Pará. E essa apresentação é de grande importância porque é o retorno da responsabilidade, disciplina, amadurecimento e o reconhecimento pela história da família Filarmônica. E a apresentação em Manaus é estar em Casa, porque é uma das cidades com maior concentração de santarenos, e o show vai encantar e suavizar a saudade de Santarém", explica o diretor da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho, Adson Wender.
O show Bumbando com a Filarmônica é uma dessas semelhanças artísticas culturais nortistas, em especial Santarém (PA) e Manaus (AM). Nas últimas apresentações o público santareno vibrou e dançou com o misto de Parintins (AM) e Santarém (PA). Nas toadas dos bumbas Caprichoso e Garantido.
Histórico
A Filarmônica foi fundada em 1963. E de forma ininterrupta completa em 2019, 55 anos, com a sua banda sinfônica com 40 componentes. Hoje tem uma Orquestra com 40 componentes é uma escola que atende mais de 250 alunos.
A Filarmônica é a grande guardiã da música instrumental em Santarém e no oeste do Pará. Mantém tradição, inovando a cada momento e sempre com coragem a novos desafios. E faz parte dos equipamentos culturais da Prefeitura de Santarém, na égide da Secretaria Municipal de Cultura ( Semc). Destaca-se que a Filarmônica, em 2018, fez parte da apresentação no mês de junho do Festival Internacional de Música na capital paraense.
Mais informações
Alciane Ayres - assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634.
E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com

0 Comentários