Parceria entre Filarmônica Municipal de Santarém e Balanço do Norte lota Casa da Cultura


A cultura de cada lugar tem peculiaridades, mas quando as afinidades se juntam o brilho reluz mais forte. O sucesso de público, o Show Bumbando com a Filarmônica é uma dessas semelhanças artísticas culturais. Na noite de sábado (19) na Casa da Cultura, o público vibrou e dançou com o misto artístico nortista de Parintins (AM) e Santarém (PA). As toadas dos bumbas Caprichoso e Garantido nas vozes dos cantores do grupo Balanço do Norte, Cleiton Assis e Tom Oliver emocionaram junto a Filarmônica Municipal de Santarém. A arte santarena por meio da Filarmônica estará em destaque nos dias 28 e 29 de novembro, em Manaus (AM) com apresentações no Sesi e no Teatro Amazonas.
O presidente da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho, Adson Wender, destacou com alegria a estreia do show no templo da cultura da Pérola do Tapajós. “Mais um show concluído com sucesso, esse é o resultado de horas e horas de ensaios e de muito compromisso com a arte musical. Estreamos neste espaço de grande rotatividade de artes e nos emociona sempre a participação do público. Contamos sempre com apoios como o grupo Balanço do Norte, o Boi Bumbá Tapajós, a participação especial da Sinházinha da Fazenda Beatriz Lourene e o governo municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura”, disse.
“No mês de novembro, nós estaremos em duas participações na capital amazonense: no Sesi com o repertório formado com  músicas regionais e nos show Carimbolando e Bumbando. E a segunda no Teatro do Amazonas com músicas sinfônicas na primeira pré-bienal do Norte Funarte. É a primeira vez que a Filarmônica rompe a barreira do Estado do Pará. Para nós é importantíssimo, porque mostra o amadurecimento e o reconhecimento pelo  nosso trabalho em mais esse chamado. E Manaus é uma das cidades que mais tem santarenos e com a nossa musicalidade vamos suavizar a saudade da Pérola do Tapajós e ainda convidar os manauaras que ainda não conhecem o nosso município a vir a nossa terra de encantos naturais e de muita artes”, finalizou Wender.
A estudante Rafaela Silva disse que esteve no primeiro Show Bumbando com a Filarmônica no Centro Recreativo. “É empolgante, a cadência e harmonia de vozes e instrumentos. Impossível ficar parado. Merecedora de muitos aplausos. Vou informar os meus parentes que moram na cidade manauara que os músicos vão estar lá e na certa vão prestigiar.”
O primeiro show Bumbando com a Filarmônica ocorreu no mês de junho de 2019. Os músicos viajam para a capital do Amazonas no dia 28 e retornam no dia 30 de novembro. Destaca-se que o Concerto Carimbolando com a Filarmônica, em 2018, fez parte da apresentação no mês de junho do Festival Internacional de Música na capital paraense.
Histórico:
A Filarmônica foi fundada em 1963 e de forma interrupta completa em 2019, 55 anos de idade, com a sua banda sinfônica com 40 componentes. Hoje, tem uma Orquestra com 40 componentes e é uma escola que atende mais de 250 alunos.
A Filarmônica é a grande guardiã da música instrumental em Santarém e no oeste do Pará. Mantém tradição, inovando a cada momento e sempre com coragem a novos desafios. E faz parte dos equipamentos culturais da Prefeitura de Santarém, na égide da Secretaria Municipal de Cultura ( Semc).

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Mais informações:
Alciane Ayres – assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634. / E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com

0 Comentários