Procissão Fluvial com catraias foi conduzida pelos barcos dos itens do Çairé e pelo das autoridades. Foto: Mauro NayanOs estalos da alvorada de fogos às 5h no distrito de Alter do Chão anunciaram: começou mais um Çairé, grande manifestação folclórico-religiosa da Amazônia. Com o tema "Fé que emociona, magia que encanta", a festa com mais de 300 anos ocorreu na manhã deste sábado (14) e agitou a serena vila.
O encantamento da tradição e todas as etapas que o permeiam atraiu a curiosidade de muitos turistas. "Eu e minha esposa viemos com a intenção de conhecer o turismo local e não sabíamos que ocorria esta festa, então para nós foi uma grata surpresa. É fascinante conhecermos essas tradições ao vivo que só tínhamos ouvido falar e lido em livros. Está sendo uma experiência incrível", contou entusiasmado Wilson Marrana, natural de São Paulo.
Os barcos e catraias atracam. É chegada a hora de descer das navegações e adentrar a mata pela busca dos dois troncos de árvores que serão hasteados na próxima quinta-feira (19) durante os cincos dias de festa. Em uma amigável disputa entre homens e mulheres, os dois mastros foram levados até a beira da praia onde, novamente em cortejo fluvial, seguiram até a praia da Gurita para serem erguidos na próxima semana na Praça do Çairé.
"Faz parte da nossa cultura, mas é preciso respeitar o meio ambiente e perpetuar nossas tradições. Por isso, enquanto órgão ambiental, acompanhamos o replantio e reforçamos a mensagem de cuidados com a Amazônia e as belezas naturais de Alter do Chão", destacou a secretária de Meio Ambiente, Vânia Portela.
"Essa é uma tradição que envolve toda a comunidade de Alter do Chão e também nós, santarenos. Viemos prestigiar mais uma vez este momento. Desde nosso primeiro ano de governo trabalhamos a divulgação do rito religioso, dos personagens do Çairé e da busca dos mastros para que as pessoas de fora conheçam todas as etapas desta belíssima festa", pontuou o prefeito Nélio Aguiar que esteve presente durante toda a procissão.
A festa de louvor ao Divino Espírito Santo com integração de elementos da natureza e folclore indígena inicia oficialmente na quinta-feira (19) e encerra na segunda-feira (23) com a derrubada dos mastros.
Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/ Instagram: @prefeituradesantarem Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém
Texto: Alanda Matos - CCom-PMS.
|
0 Comentários