Ladainhas, ritmos regionais e forró dão o tom a primeira noite do Çairé 2019

A essência da Festa do Çairé com a religiosidade iniciada pela manhã no levantamento dos mastros do Juiz e da Juíza prosseguiu durante a noite de quinta-feira (19) no templo rústico da Amazônia, o Barracão. Nas dependências, as ladainhas e louvores à Santíssima Trindade foram exaltadas. Concluído o ato religioso, o profano nos gêneros musicais populares da Festa do Çairé iniciou com show na Praça do Çairé com os artistas musicais Kaila Moura, natural de Santarém e Eduardo Dias, de Óbidos.  Ambos são destaques na Cultura de Santarém com performances do Carimbó e que pontuam pontos em prêmios de Festivais de Música. Os músicos foram acompanhados pelo grupo de carimbó El Puxirum.
“Tenho orgulho e felicidade de abrir os show das atrações artísticas culturais que enaltecem as música e letras da Amazônia. Tive o prazer de dividir o palco com o grupo de carimbó El Puxirum, artistas maravilhosos e receber os aplausos de pessoas de diferentes locais do Brasil e do mundo nos incentiva a querer mostrar o melhor na arte musical”, destacou Kaila Moura.
De forma simultânea mais arte foi apreciada no Lago dos Botos. Foram apresentados danças dos idosos atendidos por equipamentos ligados à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), o Cras de Alter do Chão e o Centro de Convivência do Idoso (CCI) da área urbana de Santarém.  Por meio da arte da dança, os idosos provocaram explosões em aplausos pelo público que os assistiam atentos a exibição da alegria e cores.
“Nós vemos a importância da socialização com a comunidade e nos sentimos privilegiados por temos esse espaço na programação dessa grande Festa do Çairé. Eles são empenhados aos ensaios e estão preparados a mostrar ritmos como o carimbó, o lundum, a desfeiteira e outros ritmos. Aqui estamos com 80 participantes”, disse a coordenadora do Cras de Alter do Chão, Jozemere Damasceno.
A Prefeitura de Santarém por meio da Semtras está levando também para a vila balneária a campanha com a hashtag #ChegadeTrabalhoInfantil, desenvolvida com as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região (TRT 8ª).
No último dia 12, mais de 300 trabalhadores entre barraqueiros, catraieiros, comerciantes e vendedores ambulantes da vila balneária de Alter do Chão aderiram a campanha nacional.
Confira a galeria de fotos da primeira noite do Çairé 2019. 
Nesta sexta-feira (20), a equipe Aepeti estará na vila fixando cartazes e divulgando a campanha. E no sábado (21), às 16h em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) estará divulgando a campanha na Praça e irá distribuir lixocar e ventarolas para o público presente no Çairé 2019.




As apresentações seguirão com os idosos do CCI e apresentação do Ritual Borari. Diferentes etnias do Baixo Tapajós, entre os nativos Borari apresentarão o Ritual Resistência. “Aqui estamos reunidos para juntarmos forças à resistência dos povos que vivem na Amazônia. No rito temos a musicalidade Nheengatu nos uso de instrumentos como as maracas”, explicou Jaciara Borari.
O aposentado Luiz Branchi veio de Porto Alegre (RS) com a esposa Karmem Franzon fotografou e filmou os detalhes do Rito Religioso e Profano. “Eu nunca havia visto tamanha grandiosidade. O Çairé me fez voltar ao Norte e pela primeira vez estou na Vila de Alter do Chão em Santarém”, disse com alegria.  
Já na madrugada desta sexta-feira (20), a festa finalizou com show popular com músicos santarenos da Banda Cintura Fina. A Festa do Çairé encerrá na segunda-feira (23).
Este ano, a Festa do Çairé recebeu patrocínio por meio da Lei de Incentivo à cultura, da Secretaria Especial da Cultura, Ministério das Cidades, da Caixa Econômica Federal, Banpará, Celpa. A Festa também tem o apoio do Governo do Estado do Pará.
*Colaborou Geisa Oliveira, assessoria Semtras.

Mais informações:
Alciane Ayres – assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634 / E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com

0 Comentários