É Çairé: cultura e religiosidade histórica do interior da Amazônia junto as ações ambientais foram apreciadas e emocionaram o público


Olhares em alerta do público a cada etapa da abertura oficial da Festa do Çairé ocorrida na manhã desta quinta-feira (19) na Vila de Alter do Chão, especificamente na Praça do Çairé. A Festa cultural religiosa do Çairé segundo pesquisadores originou-se de ritos nativos da etnia Borari, mesclados aos elementos católicos com a chegada de Frades Jesuítas na Amazônia, há mais de 300 anos. E o cenário em meio a floresta amazônica do misto entre o índio e do homem branco é organizado o mais próximo do real com os personagens do Rito religioso. As bênçãos de agradecimentos foram mais fortes pelo incêndio dentro da Área Preservação Ambiental (APA/Alter do Chão), especificamente no local denominado Capadócia, este controlado no último dia 17. (Acesse o link).

“É de encher os olhos, eu vejo a  personificação viva do que já li primeiramente nos livros e pelas mídias. E observo a emoção dos nativos de Alter do Chão em repassar a história de séculos. Estou impressionada com o meio ambiente e o respeito deste povo  Floresta Amazônica. Mas fiquei muito chocada com incêndio que ao longe vi como se a Floresta clamasse por ajuda. E o clamor foi ouvido e chegou com grande intensidade. E felizmente, após a  grande força tarefa, de comunitários, brigadistas da Vila de Alter do Chão e órgãos do governos e outros. E agora estou festejando junto a eles essa vitória na Festa histórica de agradecimento aos benefícios da terra junto a Deus. Os mastros enfeitados com frutos é maravilhoso. E os estudantes distribuindo espécies de mudas ao  público”, detalhou, a turista da capital paulista, a contabilista, Rosemary Villares.
A conscientização ambiental faz parte dos festejos do Çairé, o replantio ocorre na Busca dos Mastros sempre no sábado anterior a abertura do evento. E recebe reforços das Escolas Municipais com maior abrangência na grade escolar na educação e conscientização ambiental. Doações de mudas de plantas das espécies frutíferas,  medicinais, nativas e ornamentais. Para doações das mudas de plantas,  225 pela Escola Municipal da Floresta e 100 pela  Escola Mun.de Ens. Fund. Integral Irmã Doroty. Ambas Instituições de ensino ficam localizadas na Comunidade de Caranazal  vizinha a Vila de Alter do Chão. Amor pelo Meio Ambiente.  O destaque na ação foi plantação de mudas da espécie rara na Praça do Çairé ( Pau-Brasil).
“A nossa Escola trabalha o incentivo a preservação ao meio ambiente. E nos queremos externar aos visitantes e turistas quanto a importância da Amazônia para a nossa vida. E até mesmo reforçar a nós nativos. E assim levar adiante esse lado da preservação, conscientização e sustentabilidade ao Meio Ambiente do nosso território ou seja da nossa Casa. E principalmente depois do episódio do incêndio. E aqui na Praça do Çairé estamos distribuindo essas mudas e vamos deixar plantado a espécie Pau-Brasil. Como símbolo dessa vitória contra o incêndio na Capadócia”, disse, a professora da Escola Mun. de Ens. Fund. Integral Irmã Doroty, Enilda Santos de Sousa.

Para o titular da Cultura no município de Santarém, Luis Alberto Figueira (Pixica), “nesta quinta, inicia-se oficialmente os cincos dias de Çairé, e a  maior dentro do contextos culturais da Amazônia. Iniciou-se com o Rito Religioso a verdadeira essência dessa Festa e incluí a arte folclórica do Botos Cor de Rosa e Tucuxi e o artístico local, regional e nacional. O governo  Nélio Aguiar sempre presente e com todo esforço para que pudéssemos estar juntos a realização  novamente essa grande Festa e principalmente em manutenção da nossa cultura, que a nossa juventude aprenda o que é o Çairé, e os visitantes e turistas divulguem a vivência do Çairé e que voltem sempre a nos prestigiar para que possa perpetuar”, destacou.

A estimativa repassada pelo  secretário municipal de Turismo (Semtur), que neste 2019 estejam durante o Çairé aproximadamente 20 mil turistas. Ainda será levantados os números de visitantes vindos de outros locais do próprio município e de municípios vizinhos. A Festa do Çairé é realizada pela Comissão Organizadora do Çairé na parceira da Prefeitura de Santarém, através das Secretarias Municipais e demais apoiadores e patrocinadores.

O Rito Religioso tem 80 componentes, desses 12 são da coordenação. A programação iniciou no barracão central da festa com a benção aos personagens que compõem o rito religioso do Çairé. Ladainhas foram entoados e o público foi agraciado com água benta distribuída pelo vigário da Igreja da Vila, Nsra da Saúde, Aldinei Prata. Em seguida, cerca de 3 mil  pessoas seguiram pelas ruas de Alter em busca dos mastros do Juiz e da Juíza que estavam  na Praia da Gurita.
Ao retorno à Praça, os mastros foram enfeitados com frutas e folhagem que representam fartura, em seguida foram erguidos em uma disputa saudável entre homens e mulheres. Este ano, os homens, hastearam primeiro o mastro.
No topo de cada tronco, um pássaro simboliza o Espírito santo nas alturas. No terceiro dia de festa, tem a disputa dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa que encenam de maneira criativa, com muitas cores e luzes a Lenda do Boto. A programação continua na noite desta quinta-feira (19).  Veja a programação completa, aqui.


Mais informações:
Alciane Ayres – assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634.
E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com


0 Comentários