Dorgival Dantas, Kelly Mell e artistas regionais agitam segunda noite da festa do Çairé 2019

Dorgival Dantas fez o arrasta-pé tremer o Lago dos Botos. Foto: Mauro Nayan.

A segunda noite da Festa do Çairé 2019, realizada em Alter do Chão, contou com programação de shows regionais e nacionais. Santarenos e turistas de diversas regiões do Brasil e de outros países se divertiram ao som do artista nacional Dorgival Dantas, da cantora Kelly Mell, além de artistas regionais. A programação ocorreu na sexta-feira (20) e reuniu um grande público de turistas, santarenos e comunitários.  

Artistas de carimbó bailaram as saias de caboclas nas Praças. Foto: Mauro Nayan. Buscando preservar e valorizar a cultura, a Prefeitura de Santarém elaborou uma mistura de ritmos e garantiu aos moradores e visitantes opções de shows artísticos descentralizados na Praça Sete de Setembro, Praça do Çairé e Lago dos Botos. A festa iniciou pela tarde na Praça Sete de Setembro com apresentação dos cantores regionais El puxirum, Carimbó Cobra Grande e Cumaru. Os artistas animaram o público presente com muito carimbó.
O professor José Augusto, natural de São Paulo, participou pela primeira vez da festa em Alter do Chão e se mostrou encantado pelas belezas naturais e principalmente pelo carimbó, ritmo paraense que é bastante valorizado pelo povo da região. "É muito bom a gente chegar em Alter do Chão e poder conhecer de perto a cultura do Çairé. Já dancei muito carimbó com meus colegas, esse ritmo que é um patrimônio cultural do país, bastante valorizado pelo povo. Os cantores estão de parabéns", disse.
A programação seguiu a noite com rito religioso, posteriormente Santa Missa na Praça do Çairé. Buscando valorizar os artistas locais, Priscila Castro, El Puxirum e Walluc agitaram a multidão. 
"Estamos democratizando a cultura de Santarém com shows de artistas de fora, e principalmente regionais. O legal de tudo é ver o público satisfeito com as apresentações. Nosso objetivo é esse, agradar a todos os gostos", afirmou o secretário de Cultura, Luís Alberto Figueira.Animação e muito xote foram combinados durante o show. Foto: Mauro Nayan.
Se apresentando pela primeira vez na programação do Çairé, o artista Nacional Dorgival Dantas animou o público no Lago dos Botos com um show que iniciou às 23h30. Conhecido como "O Poeta" por manter uma linha de composições majoritariamente falando de amor, Dorgival trouxe no repertório, além do forró, nomes que representam outros ritmos brasileiros, como o sertanejo e o axé. Dorgival é responsável pela autoria de todas as canções. Entre os sucessos, as músicas: “Eu não vou mais chorar”, Paixão Errada”, “Você Não Vale Nada”, “Porque Não Tenta Entender”, “Destá” e “Valeu”.Mistura de ritmos deram o tom do show de Kelly Mell. Foto: Mauro Nayan.
Logo em seguida foi a vez da cantora Kelly Mell que já é conhecida na região Oeste do Pará. Carismática e querida também em Santarém, Kelly revelou durante o show que é paraense, nascida em Monte Alegre e trouxe em seu repertório ritmos da terra como Brega, Carimbó, Calypso e forró.
O prefeito Nélio Aguiar, juntamente com a primeira dama Celsa Brito, secretários e coordenadores municipais, vereadores e demais autoridades acompanharam o show. "A gente tem esse compromisso de atender a todos. Tivemos o cuidado de colocar na programação atrações que pudessem espelhar e ser a cara do nosso governo: democrático. Uma festa para todos os gostos, pois assim é o nosso governo, voltado para todos, para as pessoas da cidade, do interior, para os católicos, para os evangélicos, todas as religiões", disse Aguiar.
SegurançaÓrgãos integrados garantiram a segurança da festa. Foto: Mauro Nayan. 
Desde as primeiras horas da festa, a segurança foi garantida através de um efetivo de policiais militares e seguranças desarmados. Durante a segunda noite de Çairé, cerca de 100 policiais militares se revezaram para garantir a segurança na Praça do Çairé. De acordo com os organizadores a festa foi realizada com sucesso e sem ocorrências.
Este ano, a Festa do Çairé recebeu patrocínio por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, Ministério das Cidades, da Caixa Econômica Federal, Banpará, Celpa. A Festa também tem o apoio do Governo do Estado do Pará.

O Çairé 2019 continua neste sábado (21) com a disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa e encerra na segunda-feira (23).

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém
Texto: Luan Rodrigues Agência Santarém

0 Comentários