Botos Tucuxi e Cor de Rosa entram em cena para encantar o público e desempatar a disputa pelo título


Neste sábado (21) à noite, os botos Tucuxi e Cor de Rosa entram em cena para, mais uma vez, encantar o público, com belíssimas apresentações e, também, desempatar a acirrada disputa pelo título, já que ambas agremiações têm 10 troféus cada.  O Cor de Rosa, atual campeão, entra no Lago dos Botos com o tema "Alter do Chão, berço da vida"; o Tucuxi vai com a "Resistência Borari". Considerado o maior espetáculo da mística do povo da Amazônia a céu aberto, a disputa entre os botos levará aproximadamente 1400 componentes - 800 do boto rosa e 600 do cinza. A disputa começa oficialmente às 22 horas.
O festival folclórico dos Botos de Alter do Chão foi criado em 1997 e incluído à festa do Çairé, constituindo-se numa disputa entre as associações folclóricas. É realizado pelas duas agremiações e coordenado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), tendo como objetivos o fortalecimento, manutenção e salvaguarda da identidade cultural de Alter do Chão, bem como sua forte identificação com a lenda do boto, principal mito do imaginário da Amazônia.
O titular da pasta da Cultura, Luís Alberto Figueira (Pixica), explica que a apresentação dos botos é baseada em regulamento. O texto do documento é de total conhecimento, leitura, revisão e assinaturas entre as representações das entidades folclóricas.
“Com base no regulamento, cada agremiação terá até duas horas para apresentação e o tempo mínimo é de 1 hora e 30 minutos e o máximo de 2 horas. O tempo será controlado via cronômetro, que deverá ser acompanhado por um fiscal cronometrista de cada agremiação. No julgamento das apresentações, a comissão julgadora é composta por quatro membros. Deste, um exercerá a atribuição de presidente. Os participantes da comissão julgadora deverão ter conhecimento sobre a lenda do Boto, do ritmo do carimbó, do evento Çairé e da cultura regional. E ficam impossibilitados de participar como julgadores do referido festival por um período de 02 anos”, detalhou o secretário.
Conforme regulamento serão avaliados pelos jurados 16 itens de cada boto:
a) Item 01 - Apresentador (comunicação e oratória);
b) Item 02 - Cantador (timbre e afinação);
c) Item 03 - Rainha do Çairé (evolução, indumentária, simpatia e cênica);
d) Item 04 - Cabocla Borari (evolução, indumentária, simpatia e cênica);
e) Item 05 - Curandeiro (evolução, fantasia e cênica);
f) Item 06 - Rainha do Artesanato (evolução, indumentária, simpatia e cênica);
g) Item 07 - Boto Homem Encantador (interpretação, dança e cênica);
h) Item 08 - Boto Animal Evolução (evolução e originalidade);
i) Item 09 - Rainha do Lago Verde (evolução, indumentária, simpatia e cênica);
j) Item 10 - Carimbó (coreografia e indumentária);
k) Item 11 - Organização do Conjunto Folclórico (disposição e organização dos dançarinos no lago);
l) Item 12 - Alegorias (evolução, estética, acabamento);
m) Item 13 - Letra e Música (harmonia, fidelidade e acabamento);
n) Item 14 - Ritual (evolução e cênica);
o) Item 15 - Torcida (animação e adereços);
p) Item 16 - Sedução (interpretação, dança e cênica).
No parágrafo único do regulamento, diz que a associação que deixar de apresentar qualquer item constante na folha de votação não receberá nota ou pontuação no item correspondente.
Apresentações
O boto Cor de Rosa levará ao Lago dos Botos, por meio de 800 integrantes, o tema “Alter do Chão, berço da vida”. Os brincantes exaltarão a vida do maior aquífero de água doce do mundo - Alter do Chão - na ênfase ao zelo e sustentabilidade a uma das fontes da vida, a água. "Para o cenário artístico estão envolvidas 30 pessoas. Dessas, 15 são artistas que criaram 16 alegorias e um módulo. Entre a da temática, denominada [Berço da Vida]", informou o diretor de artes gerais do encarnado, Junior Souza.
O boto Tucuxi, com 600 brincantes abordará a temática  “A Resistência Borari “. A luta pela sobrevivência à preservação pela casa [Amazônia] e cultura do índio e do caboclo, a resistência à própria Festa do Çairé. “Exibirá o total de 14 alegorias e 02 módulos. A maior alegoria trará a mensagem do tema, a resistência, a permanência da fauna e flora amazônica, a força do índio e caboclo unidos pela única natureza. Trabalhamos com 18 artistas de Santarém tanto da Vila como na área urbana na equipe”, disse o coordenador de Artes do Boto Tucuxi, Relison Sousa.
Troféus
Os troféus de campeão e vice sempre estão voltados à valorização dos artistas locais e regionais da Amazônia. A maior produção de troféus foi por artistas santarenos. A maioria pelo artista plástico Maelson Rocha - 12 no total. Os três últimos foram feitos pelo artesão santareno Roque Lima. Os de 2019 são obra do designer parintinense (AM) Jucifran Canto Gomes (Fram Canto), de 40 anos.
O artista é formado em Administração e atua há 12 anos como designer, atividade pela qual se apaixonou quando ainda cursava faculdade. Atualmente, concilia o prazer de atuar na criação com a administração de empresas, com destaque para a Gráfica João XXIII e Agência de Publicidade (A.I.S), responsável pela elaboração de mais de 30 logomarcas de negócios locais e editoração de várias publicações, inclusive o livro intitulado “A cultura do Boi Bumbá em Parintins”, fruto de 17 anos de pesquisa do historiador Basílio Tenório sobre a origem dessa festa que encanta o Brasil e o mundo.
Os troféus foram confeccionados com madeira, acrílico e acabamentos em ferro.
Mais informações:
Alciane Ayres – assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634.
E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com
Texto: Alciane Ayres - Ascom Semc.

0 Comentários