Concerto 'Bumbando com a Filarmônica' demonstra e fortalece a relação cultural nortista


  
Desafios são superados a cada proposta de apresentação instrumental da Filarmônica Municipal de Professor José Agostinho, equipamento da Prefeitura de Santarém, na égide da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). O Concerto "Bumbando com a Filarmônica", que teve a finalidade em demonstrar e fortalecer a relação cultural nortista foi um sucesso na noite de sábado (15), nas dependências do Centro Recreativo.
O ritmo de Parintins (AM), nas toadas dos Bumbás Caprichoso e Garantido com interpretação  instrumental, o vocal, do Grupo Balanço do Norte, Cleiton Assis (músicas do Caprichoso) e Ton Oliver (músicas do Garantido), na dança, itens do Boi Tapajó e ainda a participação especial da santarena, a Sinházinha, Beatriz Lourene.
O presidente do Comando do Boi Garantido em Santarém/PA, Rogério Almeida, disse que a Filarmônica Municipal populariza com uso do instrumental as músicas regionais, e promove essa aproximação, entre as culturas irmãs nortistas que se destacam a Amazônia. "A relação artística cultural entre Santarém e Parintins é de companheirismo. Os santarenos sempre são grandes anfitriões ao receber a musicalidade e o ritmo das toadas dos Bumbás. Aqui nós temos uma grande torcida, 45 sócios. O Comando organiza, os santarenos vão em caravana para prestigiar o Festival. Assim como, os artistas da Pérola do Tapajós são prestigiados nas evoluções dos Bois, exemplo no Boi Garantido, a dança do carimbó faz parte da apresentação, daqui de Santarém, o Grupo Festa de Carimbó. E no mês de setembro, na Festa do Çairé, encontramos muitos amazonenses apreciando o artístico religioso e belezas naturais na Vila de Alter do Chão", destacou.
O secretário municipal de Cultura, Luís Alberto Figueira, o Pixica, diz que o concerto da noite, reforça, o profissionalismo dos instrumentistas. "Os músicos da Filarmônica Municipal nos enchem de orgulho a cada apresentação. É notável o empenho, a dedicação de cada músico nas apresentações da musicalidade local, regional e internacional. Nesse repertório eclético nivela as apresentações de pequeno a grande porte. Comprovado no Festival Internacional de Música ano passado na capital paraense. Foram aplaudidos com louvor pela plateia do Theatro da Paz. E ciente de que não seria diferente no Concerto Bumbando com a Filarmônica", disse o titular da pasta da Cultura no município.
Para o Diretor Geral da Filarmônica Municipal, Adson Wender, o sucesso das exibições são resultados do empenho dos músicos e grandes parcerias. "O estudo é importantíssimo de cada gênero musical, e com excelentes resultados dos nossos músicos. Sempre com parceiras de intérpretes, nesta apresentação, uma delas foi do grupo santareno Balanço do Norte. A dinâmica da apresentação foi na ordem alternada, 6 músicas do Caprichoso e 6 do Garantido. Com o envolvimento de 45 músicos da Filarmônica, no uso dos instrumentos de sopro, percussão e baixo elétrico. Além dos instrumentistas convidados no uso de guitarra e charango".
A regência da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho será compartilhada entre os regentes: o titular Rafael Brito e Vitor Franco. Estão previstos para 2019, mais 2 Concertos. No dia 30 de junho, "Concerto dos Mestres". No mês julho, nos dias 12 e 13, o "Concerto Rock Internacional". Nos anos de 2017 e 2018 foram realizados, os Concertos, "Carimbolando com a Filarmônica", "Legião Sinfônica", "The Beatles" e "Vivaldíssimo". Destaca-se que o Concerto Carimbolando com a Filarmônica, em 2018, fez parte da apresentação no mês de junho do Festival Internacional de Música na capital paraense.

Alciane Ayres Agência Santarém

0 Comentários