Capitão de Fragata de Santarém recebe honraria do 53º BIS


O comando do 53º Batalhão de Infantaria de Selva (53º BIS), localizado no município de Itaituba (PA), antecipou a cerimônia de homenagem aos 371 anos do Exército Brasileiro – celebrado no dia 19 de abril. Na quarta-feira (17) foi realizada solenidade com o objetivo de manter viva a história do Exército e homenagear personalidades que contribuem para elevar o nome da instituição militar. Dentre os homenageados está o Capitão de Fragata da Capitania Fluvial de Santarém/PA (CFS), Robson Ferreira Carneiro.

 


“Ao longo de mais de quatro décadas de existência o 53º BIS contribui grandiosamente na formação pessoal de milhares de jovens, experiência que carregarão para toda a vida, propiciando patriotismo, civismo e cidadania. O momento também foi para homenagearmos personalidades que reforçam a filosofia da instituição junto à sociedade”, detalhou o comandante do 53º BIS, Tenente Coronel Alexandre Ribeiro Peixoto dos Santos.



O 53º  Batalhão de Infantaria de Selva (53º BIS) foi criado a partir do Decreto de número, 71.785, de 31 de Janeiro de 1973. Integra a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, força de emprego estratégico do Exército Brasileiro, o que exige constante preparo para atuar em qualquer território nacional, norteia tarefas na linha de “Prontidão e Coesão”, a finalidade  de assegurar a Defesa e  Proteção da Amazônia Oriental.


Para o Capitão de Fragata da CFS, Robson Ferreira Carneiro, receber a medalha Exército Brasileiro, por meio do comando do 53º BIS, é um imenso orgulho. “Nos honra e incentiva cada vez mais estar nesta  parceria em prol da sociedade. A Capitania, no cumprimento da atribuição naval, intensifica ações na região como as inspeções navais que iniciaram por Santarém e Itaituba. Dentre outros questões, observamos a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção de poluição dos rios”.

Na oportunidade, militares da CFS aplicaram o “Projeto da Segurança da Navegação nas Escolas” , em parceira com as instituições de educação técnicas, superiores e a Secretaria Municipal de Educação (Semed). 
 



Dentre os assistidos pelas atividades, estiveram os estudantes da Escola Municipal Presidente Castelo Branco. “Ficamos felizes com o interesse dos alunos. É o caso do pequeno Juan, deficiente visual que aprendeu a utilizar o colete salva vidas. As atividades, teóricas e práticas, são voltadas principalmente para a utilização de forma eficaz do colete salva-vidas e orientações para evitar o escalpelamento. Acidente físico, mas que dói na alma”, explicou o capitão da CFS, Ferreira. 

O Projeto foi desenvolvido também na Escola Coronel Fontoura; Escola Coronel Raimundo Pereira Brasil; Escola Aroldo Veloso; Instituto Federal do Pará e na Faculdade de Itaituba. Aproximadamente 1.300 estudantes/acadêmicos foram atendidos pela ação.


                                            
A Imprensa de Itaituba foi homenageada pela CFS na quarta-feira (17)  pelo dia do Jornalista comemorado no dia 07 de abril. “Profissionais que buscam a veracidade dos fatos, geram conhecimento, com ética, e que dedicam suas vidas ao levar informações importantes à população do Oeste do Pará ao mundo”, disse,  o Capitão de Fragata da CFS, Robson Ferreira Carneiro na entrega junto ao Comandante do 53º BIS, Tenente Coronel Alexandre Ribeiro Peixoto dos Santos, aos Jornalistas. Entre os homenageados da Imprensa,  da TV Itaituba, afiliada a Rede Record, a repórter Cássia Rangel e cinegrafista, Kaio Ferreira.    




Texto: Alciane Ayres - Jornalista Profissional. Registro de número, 2059 SRTE/PA. 
E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com
93-99179-4634
Fotos: Ascom - CFS.

0 Comentários