Secult/PA reúne com gestores em Santarém para integrar política pública cultural na região


A Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult) reuniu na sexta-feira (22) com a Secretaria de Cultura de Santarém e outros gestores culturais dos municípios vizinhos, para debater alternativas que possam trazer melhorias e integrar a política cultural na região. O encontro foi realizado no auditório do Theatro Municipal Victória.
Os encontros foram distribuídos pela manhã com gestores públicos municipais do oeste do Pará. E a tarde com representantes de segmentos artísticos culturais e demais interessados no assunto. A atividade no município foi vinculada ao Programa "Governo por Todo Pará", que teve Santarém como a primeira sede do projeto.

A secretária de Cultura do Estado do Pará, Úrsula Vidal esteve na cidade e participou dos encontros. "São momentos importantes para ouvir e mapear como podemos melhorar a política pública cultural de forma integrada, o que é nossa obrigação. Quem são realizadores, quem faz de verdade e quem precisa ser valorizado não é a Secult são os fazedores de cultura em cada território deste grandioso Estado. Precisamos correr atrás agora e articular melhorias. Há compromisso do governador Helder Barbalho em dar respostas as promessas de campanha, dentre elas, a de dobrar o orçamento da Cultura para o próximo ano. O que significa que este ano não poderemos abordar tudo o que gostaríamos. Mas estaremos redimensionando, o que é possível fazer", informou a secretária.

Acompanhando a secretária estavam as diretorias de Economia Criativa, com Lorena Saavedra; do Sistema Integrado de Museus, Armando Sobral; de Música, Allan Carvalho e a diretoria de Planejamento, Jacinto Neto.

O secretário municipal de Cultura, Luís Alberto Figueira representou a administração municipal nas reuniões. "A nova gestão da Secult é uma nova esperança do povo santareno e do oeste paraense. Dois momentos ricos para a Gestão da Cultura estadual: conhecer mais sobre as nossas culturas, através dos gestores da região e os realizadores diretos, as fazedoras e fazedores de Cultura. Dialogar sobre suas produções e maiores anseios. Trouxeram as demandas mais próximo ao Governo do Estado que está presente. E quem ganha com isso é toda a população dos municípios. Ficamos gratos ao prefeito Nélio Aguiar pelo prestígio e vontade fazer algo pelo povo da região", detalhou o secretário.

Para o secretário Municipal de Cultura e Eventos Sociais do município de Faro, manoel Cardoso, o encontro foi valoroso à região oeste do Pará. "Viemos com uma grande expectativa, trazer as nossas demandas, para que no futuro venha a ser fomentada, pois é muito difícil trabalharmos com poucos recursos. O reflexo da Cultura é amplo na sociedade, valoriza arte, educa, promove o lazer ao cidadão, retira principalmente a juventude da linha de risco. O nosso forte em faro é o Festival de Quadrilhas e o Festival dos Bois, com uma média de aproximadamente 5 mil pessoas em cada evento", destacou.

Durante a tarde, 180 pessoas participaram do encontro, entre representantes públicos estaduais e municipais, representantes do segmento artístico cultural e pessoas com afinidade a área. A dinâmica foi semelhante a dos gestores, com apresentação da equipe da Secult, e seguida aberto para fala dos participantes.
"É inovador termos logo no inicio do Governo do Estado, a oportunidade de nossa categoria ser ouvida. Essa conversa frente a frente, de apresentação da proposta do governo e ouvir as propostas dos segmentos. Ou seja, os protagonistas da cultura ajudarão no planejamento. E não apenas receber o modelo de trabalho pronto. Pela primeira vez estamos vivendo o inverso. Com isso será possível atender as peculiaridades do Pará", destacou o mestre na Cultura Popular e ceramista, Elves Costa.

Nos dois encontros, o secretário Municipal de Cultura de Santarém, informou sobre proposta futura da realização do I Encontro Cultural do Tapajós.

Texto: Alciane Ayres - Ascom Semc. 
E-nail: alcianeayres.jornalista@gmail.com
93-99179-4634.

0 Comentários