Governo municipal e lideranças de bairros estreitam parcerias em ações de política pública cultural

Representantes da Prefeitura de Santarém reuniram-se com 22 lideranças da área urbana para ouvi-las e e propor a execução do Projeto Cultura na Comunidade 2019, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc). O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (05). Esteve em pauta também a discussão de parceria com o Programa Prefeitura nos Bairros (PPB).

O secretário municipal de cultura Luis Alberto Figueira definiu o encontro como positivo com planejamento de propostas e ações. "A reunião foi excelente porque tivemos grande participação dos representantes dos bairros em que tiveram a oportunidade para expor o interesse em receber o Projeto pela primeira vez ou repetir a ação na comunidade. Temos ainda a proposta em levar as duas ações do governo municipal; PPB durante o dia e o Projeto Cultura na Comunidade à noite. Aqui na reunião nós fizemos o levantamento das propostas de datas e ações das lideranças, depois vamos reunir com a equipe do governo para fechar o cronograma de atividades. A ideia é que possamos iniciar as atividades na segunda quinzena de março", detalhou o titular da pasta da cultura no município.
A secretária municipal de Gestão, Orçamento e Finanças Josilene Pinto participou do encontro e reforçou o empenho do governo municipal em alinhar ações que atuem sempre mais próximas a população. "O nosso trabalho é fazer cada vez mais que as políticas públicas de diferentes segmentos do governo sejam realizadas junto aos munícipes", destacou.
O Projeto Cultura na Comunidade foi idealizado para oportunizar os talentos das comunidades, seja na música, na poesia, na dança, no teatro e demais artes. É uma das ações de campanha do governo Nélio Aguiar para democratização da cultura na permanência de ações culturais na área central e bairros mais afastados, com extensões a comunidades interioranas.
Nos últimos dois anos de atuação alcançou grande êxito. Na edição de 2017 ocorreu a parceria do Projeto Floresta - Um Piano na Amazônia, da pianista gaúcha Carla Ruaro, a qual oportunizou a apresentação do Projeto em diversas comunidades da zona rural. Uma viagem pioneira rumo a Reserva Extrativista (Resex) Tapajós Arapiuns com um único propósito: deixar a população mais perto das artes. O Projeto Floresta resultou em documentário e foi destaque no exterior e continua em evidência entre outras partes do Brasil.
A presidente do bairro Aeroporto Velho Fátima Rebouças destacou e parabenizou a organização do Projeto que já esteve na comunidade em 2018. "Os moradores aprovaram a ação e estou os representando na solicitação do retorno desta maravilhosa iniciativa artística cultural. Ano passado esteve pela primeira vez em nosso bairro com apresentação de diferentes artes, dentre a música, o folclore e a poesia. E tudo na maior segurança. O mais interessante foi o envolvimento das diferentes faixas etárias no evento, da criança ao idoso. Vamos aguardar ansiosos pelo retorno e inclusive nós repassamos três sugestões de datas a organização. Ficamos gratos a equipe da Semc pelo empenho, responsabilidade e trato com nossa comunidade".
"É uma grande ação cultural que o governo municipal está realizando nas comunidades. Em nossa comunidade há muitos talentos artísticos e na certeza serão revelados no Projeto Cultura na Comunidade. Estamos ansiosos pela ação em nossa comunidade", informou Aldomiro Souza, presidente do bairro Matinha.
Estiveram presentes no encontro, o coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) José Maria Lira, o Chefe da Divisão de Eventos da Semc Neca Reis e os representantes da Defesa Civil Rui dos Santos e do PPB Eliene Amaral.Saiba mais:

Texto: Alciane Ayres - assessora de imprensa da Semc
Contato: (93) 99179-4634 /alcianeayres.jornalista@gmail.com

Fotos: Ronaldo Ferreira - fotógrafo. 

0 Comentários