Prefeitura de Santarém apoia produção literária "Memórias do Edinaldo Mota"



O primeiro título diferenciado do Projeto Memória Santarena organizado pelo pesquisador Cristovam Sena do Instituto Cultural Boanerges Sena (ICBS) foi concluído. A obra estreante intitulada de 'Memórias (Histórias & Estórias, Lendas e Lorotas) do Edinaldo Mota' recebe apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). O personagem principal da obra é paraense, da cidade de Óbidos, mas com títulos de cidadão santareno e belterrense. Um dos ícones do rádio santareno, atuou como advogado, professor e atualmente é aposentado. O lançamento do livro será no Cristo Rei-Centro de Artesanato do Tapajós, no dia 27 dezembro, às 19h.
 
O secretário municipal de cultura Luis Alberto Figueira destaca a valorização histórica cultural da parceria. "O Cristovam Sena nos informou que tinha esse material para prensar e pediu apoio. A nossa Secretaria sempre está no apoio à cultura local. E já é parceria em outras impressões do ICBS. E nesta linha diferenciada do Projeto, eu fiz a exigência ao organizador. Foi o de fazer a homenagem em vida, pois a pós morte nós não temos a satisfação do homenageado. E após a conversa, Cristovam acatou a ideia. E a proposta do Projeto é sequencial, lançar um livro por ano, com homenageados em vida. E Edinaldo Mota dispensa comentário, porque foi um grande radialista em Santarém e grandioso comunicador de auditório. O local do lançamento foi estratégico, o Cristo Rei foi espaço de programa de auditório, o qual as pessoas divertiam-se aos domingos com o saudoso programa E-29 Show. E nesse dia de autógrafos, nós teremos atrações artísticas locais para abrilhantar ainda mais essa data de lançamento da obra", detalhou o titular da pasta da Cultura no município.

Sobre a personalidade homenageada com detalhes do livro:
Edinaldo Luiz da Mota nasceu em Óbidos (PA), em 22 de novembro de 1940. Filho da costureira Raimunda Oliveira Mota (Dica) e do comerciário/comerciante Idelfonso Amaro Mota (Dedé). Tinha 4 anos de idade quando o pai (gerente da Loja Pernambucana) foi transferido para Belterra (PA), onde viveu a infância e adolescência.
Do Jardim de Infância ao quarto ano de ensino primário estudou no Grupo Escolar Henry Ford (hoje Waldemar Maués). Transferiu-se para Santarém para estudar no Ginásio Dom Amando. Em 1959 prestou Serviço Militar e, simultaneamente, cursava a terceira série no Colégio Batista.
Como professor de educação física no Colégio Santo Antônio (em Belterra), voltou a estudar e concluiu o Ginásio Normal.
Na década de 50 foi estudar no Colégio Dom Amando, em Santarém. Era interno e lá pela primeira vez, viu de perto um microfone que usou durante uma quermesse.
Mais tarde, no final de 1967, já professor de Educação Física e casado com a professora de português América, foi morar definitivamente em Santarém. Tiveram quatro filhos: Elmara, Edinelza, Edinaldo Júnior e Tatiana.
Em Santarém iniciou uma nova etapa como professor e, posteriormente, como comerciário. Depois, selecionado em concurso com 75 candidatos, tornou-se radialista na Rádio Rural-AM. Tornou-se radialista depois de já ser conhecido como animador de festas populares.
Impossível falar na história do rádio santareno se em seu conteúdo não constar o nome do radialista Edinaldo Mota. O programa que marcou sua vida na rádio santarena foi, sem dúvidas, o Papo Informal. Tanto que na época muita gente o tratava por "Edinaldo Mota – Papo Informal", uma das primeiras vinhetas a rodar em Santarém gravada no Rio de Janeiro.
Mas o que o popularizou, na verdade, foi o programa de auditório que apresentava semanalmente no antigo Cristo Rey.
Aos 50 anos de idade ingressou nas Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), hoje UNAMA. Formou-se advogado. Foi defensor público por 12 anos. Hoje está aposentado de suas funções, inclusive de radialista, aos 78 anos.
Edinaldo Mota é obidense de batismo e registro de nascimento, mas é também cidadão santareno e belterrense por decretos das duas Câmaras Municipais. De Santarém por sugestão do vereador Oti Santos; de Belterra, do vereador Didico.

Serviço:
Lançamento do Livro Memórias (Histórias & Estórias, Lendas e Lorotas) do Edinaldo Mota
Data: 27/12/2018 (quinta-feira)
Local: Cristo Rei-Centro de Artesanato do Tapajós
Endereço: Avenida Barão do Rio Branco, 375. bairro Centro.
Horário: 19h

Texto:
Alciane Ayres – assessora de comunicação da Semc e fragmentos do Livro:

'Memórias (Histórias & Estórias, Lendas e Lorotas) do Edinaldo Mota'

 (93)  99179-4634 E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com

0 Comentários