Fé e arte no primeiro Cortejo Cultural do Círio 2018

 
          Bispo da Diocese de Santarém, Dom Flávio Giovenale abençoa os artistas culturais. Foto-Alciane Ayres- Ascom Semc.
A classe artística da Pérola do Tapajós na noite de sexta-feira (23) homenageou a Padroeira dos católicos de Santarém (PA), Nossa Senhora da Conceição, no Cortejo Cultural do Círio 2018. A concentração foi em frente ao prédio histórico, o Theatro Municipal Victória. Na Avenida Tapajós o cortejo seguiu ao som de trio elétrico e da Banda da Escola Estadual Almirante Soares Dutra. E nas proximidades da Igreja Matriz, o Bispo da Diocese de Santarém, Dom Flávio Giovenale aguardava e agradeceu a iniciativa.




       Concentração do Cortejo Cultural do Círio em frente ao Theatro Victória. Foto-Alciane Ayres-Ascom Semc.
 
"Os artistas ajudam toda sociedade a continuar a sonhar, a sociedade que não sonha já morreu. E vocês nos ajudam a sonhar, a acreditar no possível e no impossível com a arte. Muito obrigado pela homenagem a Nossa Senhora da Conceição", disse o Bispo da Diocese de Santarém.

Foto: Ascom-PMS.



                                     Artistas  do teatro e  membro do Grupo de Capoeira. Foto-Alciane Ayres-Ascom Semc.

                                     
            Os artistas da Música, Cristina Caetano, Eduardo Dias e Dandara Aguiar estiveram no Cortejo Cultural. Foto-Alciane Ayres-Ascom Semc.
O coordenador Alenilson Ribeiro do Grupo Kauré, agradeceu o apoio do governo municipal, através da pasta da Cultura, por ter acreditado no evento. "Importante essa participação dos artistas a fazer o momento de louvação na linha de cortejo. Ficamos gratos a sensibilidade do nosso secretário de cultura, Luis Alberto Figueira no apoio. Este é um momento para agradecer por todos os projetos dos diferentes segmentos das artes executados neste 2018. E pedir mais força para prosseguir. Esperamos que muitos outros Cortejos Culturais possam ser realizados. A Cultura santarena é rica. E sempre estamos alinhados com a religiosidade, a exemplo do teatro que realiza os espetáculos da Paixão de Cristo e Jesus, o Filho do Homem, e demais manifestações por meio da música, dança, poesia, pintura e outras", destacou.
Foto: Ascom-PMS.
Do segmento da música, a cantora e compositora Cristina Caetano afirmou que o Cortejo foi um marco para a classe artística. "Uma verdadeira reunião da cultura demonstrando o respeito e Fé a Nossa Senhora da Conceição. Foi bonito de ver os artistas louvando de uma maneira diferente, na saída da frente de um dos palcos da arte, o Theatro Victória e finalizando em outros, a Praça Barão de Santarém, onde fica o Anfiteatro Joaquim Toscano e próximo a Igreja de São Sebastião de onde saí o Círio da padroeira, e neste ano, o de número 100. Maravilhoso", destacou a artista da música.

 



                                      
                                        

 Cortejo Cultural seguiu pela Avenida Tapajós até a Praça Barão de Santarém. Foto-Alciane Ayres-Ascom Semc.
O encerramento do Cortejo na Praça Barão de Santarém foi com roda de carimbó, exibições de balé, teatro e músicos locais. O Cortejo foi idealizado pelo Grupo de Teatro Kauré e da Associação de Atores, Autores e Técnicos de Teatro Amador de Santarém (Atas), e o apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Foto: Ascom-PMS



Texto: Alciane Ayres - Ascom Semc
Fotos: Alciane Ayres - Ascom Semc e Asom/ PMS.
Contato: 93- 99179-4634 / E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com

0 Comentários