Exposição "Maria Mãe de Todos " pela segunda vez no Centro Cultural João Fona



        11 obras na técnica vernissage do artista paulista, Carlo Cury. Foto-Sirlarne Galúcio. Semc-CCJF. 

O Centro Cultural João Fona (CCJF), prédio público da Prefeitura de Santarém, na égide da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), estará novamente com a Exposição "Maria Mãe de Todos" do artista ceramista paulista Carlo Cury, nesta quinta-feira (22). No total, serão expostas onze obras em argila com representações de santas.

A exibição está relacionada as comemorações do 100º Círio de Nossa Senhora da Conceição e encerrará em 10 de dezembro. Além de somar aos atrativos dos turistas estrangeiros da Rota 2018-2019 previstos para desembarcarem em Santarém, à partir das 9h, do transatlântico Silver Whisper.

                A exposição encerrará no dia 10 de dezembro. Foto-Sirlane Galúcio. Semc-CCJF.

"Os católicos da Pérola do Tapajós já vivenciam com mais força a espiritualidade de devoção a padroeira de Nossa Senhora da Conceição, mesmo antes do Círio, muitas foram as manifestações já realizadas. E a exposição do Cury transmite através da arte a simbologia da Mãe celestial. E pela segunda vez, o público de Santarém terá oportunidade de ver as peças artísticas no uso da técnica da vernissage. Oportunidade também aos turistas estrangeiros. Na Galeria de Exposições Temporárias sempre está disponível com novidades em diferentes artes", pontuou o titular da pasta da cultura no município de Santarém Luis Alberto Figueira.

A Chefe da Seção de Atendimento ao Turista do CCJF, Patricia Chaves, explicou que o artista ceramista apresenta o resultado do aprendizado que teve com o mestre Wandecok Cavalcanti, com quem aprimorou os conhecimentos técnicos e conceituais com a utilização vernissage. "Ele destaca que surgem na cerâmica, rico caminho para criar mecanismos visuais nos quais se pode aprofundar o diálogo com aquilo que se costuma chamar de realidade, produzindo peças figurativas de diversos santos católicos", detalhou.

Sobre o artista - A exposição já passou por Caraguatatuba (SP), São José dos Campos (SP), Monteiro Lobato (SP). O paulista Carlo Cury é formado em Arquitetura pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (SP). Mas foi nas artes plásticas que construiu carreira com uma extensa produção. O desenho foi uma de suas primeiras formas de expressão. Em 2012 participou da formação do grupo Ubuntu, na cidade de Caraguatatuba (SP), que reúne artistas plásticos na linguagem tridimensional. Este grupo desenvolve projetos coletivos como o "Projeto Origens". Cury tem realizado pesquisas sobre a cerâmica de povos nativos no Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul e São Paulo, visitando museus e aldeias indígenas.

Texto:
Alciane Ayres - assessora de comunicação da Semc
Contato: 93- 99179-4634 / E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com
Fotos: Sirlane Galúcio - Semc-CCJF.

0 Comentários