Prefeitura realiza projeto Circuito de Verão com atividades culturais de esporte e lazer



Acontece a partir desta quarta-feira (24), na praia em frente à cidade, o projeto "Circuito de Verão", realizado pelo Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com outras secretarias do Governo Municipal, com início às 18h.

O projeto tem como objetivo oferecer um espaço a mais para que os amantes dos esportes de areia possam praticar atividades gratuitas e em um ambiente de beleza natural, como é a praia em frente a cidade de Santarém. Para isso, foram instaladas quatro arenas para atender o público de diversas modalidades de areia, como: Vôlei de areia, futevôlei, beach soccer, handbeach e queimada.

"As atividades começam oficialmente a partir de quarta-feira, teremos um aulão com os alunos e todos os professores do Programa Vida Saudável, além da realização pela Secretaria de Cultura de um show cultural e também uma disputa de futebol de areia entre as equipes São Raimundo e São Francisco (Rai x Fran). Além da prática esportiva, o projeto visa levar aos frequentadores da Orla uma visão de preservação ao meio ambiente, para que a população possa contribuir para que esse espaço permaneça limpo e agradável como está agora", explicou o coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer José Maria Lira.

O Projeto está sendo realizado de maneira integrada com o apoio das secretarias municipais de Infraestrutura, Meio ambiente e Cultura, e também conta com a parceria do Blog do JK, que nas últimas semanas realizou a ação "Praia Limpa", que incluiu o recolhimento de entulhos e limpeza total da praia.
Para a ação do JK, foram disponibilizados servidores da Seminfra para a limpeza (roçagem, capina) e para a pintura realizada no muro de contenção.

Durante a ação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou a instalação de placas de orientação sobre a proibição de jogar lixo na área de praia que compreende as imediações do Centro Cultural João Fona. A iniciativa de educação ambiental quer sensibilizar a população quanto aos cuidados que se deve ter com a destinação correta dos resíduos nas praias de Santarém.

O projeto de instalação das placas ambientais vem sendo desenvolvido pela Semma. Já foram implantadas em Alter do Chão, Praia do Maracanã, Praia de Ponta Pedras, área do Maicá e a ideia deve ser ampliada para outros pontos do município.
Segundo a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/98, são considerados crimes ambientais toda e qualquer ação que causar poluição de qualquer natureza que resulte ou possa resultar em danos à saúde ou que provoque a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.

"Nós aproveitamos as parcerias e montamos as arenas para o Circuito de Verão, exatamente dentro do espaço onde foi realizado o projeto Praia Limpa do Blog do JK, que também contou com o apoio da Prefeitura de Santarém", reforçou Lira.

A partir de quarta-feira (24) várias competições acontecerão na praia em frente à cidade. A princípio, funcionarão da seguinte forma:
Competições pré-agendadas: às quintas, sextas e sábados;
Aberto ao público: segundas, terças e quartas
Confira a programação de quarta-feira (24):
18h - Aulão do Programa Vida Saudável
19h - Rai x Fran - futebol de areia.
20h - Show Cultural - realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (dentro do Circuito de Verão e também fazendo alusão a data em que Santarém foi elevada a categoria de cidade).
Atrações:
  • Cristiana Caetano
  • Nato Aguiar
  • Patrícia Lima
  • Priscila Castro
  • Priscila Moreira
  • El Puxirum
  • Regional Mocorongo
  • Ri-vos Trio
Sugestão de entrevistados:
José Maria Lira - Coordenador do NEL
Luís Alberto Figueira - secretário de Cultura
Daniel Simões - secretário de Infraestrutura
JK - Blogueiro

Texto com colaboração de:
Ailanda Tavares
Júlio César Guimarães
Alciane Ayres

Fotos: Ascom-PMS.

0 Comentários