Prefeitura oficializa cessão de uso a reforma do prédio do Instituto Maestro Wilson Fonseca

 
 Prefeito Nélio Aguiar faz pronunciamento sobre o Termo de Cessão de uso do imóvel pelo IMWF
A noite de segunda-feira (22) foi festiva para o Instituto Maestro Wilson Fonseca (IMWF) que recebeu dois grandiosos momentos no auditório da Casa de Cultura. O primeiro foi a oficialização do termo de cessão de uso de bem imóvel de nº 005/2018, no qual funciona a entidade musical, anunciado pelo Prefeito de Santarém Nélio Aguiar. Esse ato foi prioritário ao segundo momento, quando ocorreu a assinatura do termo de cooperação entre a concessionária de energia Celpa e a Associação Artístico Cultural Maestro Wilson Fonseca, que garante a reforma do imóvel. O orçamento veio do mérito da Instituição ter sido contemplada pelo Projeto Celpa Mais Desenvolvimento Social.


O investimento da concessionária é de R$ 600 mil reais para fins da reforma do prédio na área da Casa da Cultura, para compra de novos equipamentos e instrumentos musicais. Vários projetos concorreram ao prêmio que teve como vencedor o Instituto Maestro Wilson Fonseca pela importância que exerce na cultura musical do Pará e da cidade de Santarém.
"Uma conquista para todos. O Instituto estava em situação fundiária irregular, não existia nada oficial há 25 anos. E nós cedemos essa área por mais 25 anos. E tornou possível a assinatura do termo de cooperação, uma das exigências da Celpa. O Instituto poderia perder o recurso, por não ser proprietária da área, mas nossa equipe correu para regularizar. E fico feliz com esse tipo de parceria da iniciativa privada ao investi no município de Santarém, principalmente na cultura. O Instituto é um orgulho para nosso município pelo que faz diariamente formando novos músicos, dando oportunidade as crianças, jovens, e adolescentes que querem aprender a cantar, dançar e representar nos cursos de música, dança e teatro. A reforma vai atender a necessidade em ter uma estrutura melhor para o prosseguimento deste brilhante trabalho em prol da cultura santarena", detalhou Nélio.

 Chrysthyan Almeida, diretor de distribuição da concessionária de energia Celpa disse que neste ano ocorreu um grande investimento em projetos. "Nós já investimos 4,5 milhões em projetos no estado do Pará e em instituições como esta. Sempre alinhados a nossa missão de fornecer energia de qualidade e com responsabilidade. A empresa não é uma ilha, faz parte dessa comunidade, portanto temos que investir e se relacionar com ela. Investir no IMWF é uma grande satisfação. Nós já realizamos a primeira etapa com orçamento e projetos. Já está tudo praticamente pronto para o início da obra ainda em 2018, com extensão por todo ano de 2019."

O secretário municipal de cultura Luis Alberto Figueira em sua fala afirmou que a Celpa hoje é um exemplo a todos, ao empresariado local, estadual e nacional. "A Celpa está com essa parceria com o IMWF que diga-se de passagem é inédita. O poder público municipal agradece o apoio cedendo o imóvel oficialmente."

"A parceria com o governo municipal é vital, faz parte da nossa história e não vai mudar. Porque sempre nos viram como reforço para ajudar o desenvolvimento da cultura. Nós estamos muitos felizes. No total, 68 participantes passaram pelo critério de seleção feito pela Celpa, pelo histórico, a seriedade, coletividade, importância e produtividade. Sem fazer demérito àqueles que pleitearam o prêmio, nós estamos felizes porque tivemos o reconhecimento. Nós teremos um ambiente melhor de estudo, com isso vamos oferecer o melhor para Santarém", destacou o diretor do IMWF José Agostinho Fonseca.

O presidente da Associação Artístico Cultural Maestro Wilson Fonseca Paulo Marcelo Pedroso Pereira explicou sobre a distribuição temporária das atividades da Instituição no período da reforma do prédio. "A reforma do prédio vai beneficiar desde a área do estacionamento, passando pela passarela lateral até a área dos fundos, onde vai ser modelada dentro dos padrões de acessibilidade. E com a reforma vamos distribuir as nossas atividades nos espaços como a Pastoral do Menor, a Paróquia de Nossa Senhora das Graças e também no espaço do Ministério Público Estadual no prédio do Theatro Victória, além de ambientes externos da Casa da Cultura. A obra deve iniciar ainda este ano."
 Presidente da Assoc. Artístico Cultural Maestro Wilson Fonseca, Paulo Marcelo P.Pereira assina o Termo de Cooperação. Foto-Alciane Ayres-Ascom Semc.

A solenidade contou ainda com a apresentação de atrações artísticas que emocionaram o público presente, nas apresentações da Orquestra e Banda Sinfônica Maestro Wilson Fonseca e Ministério de Santa Cecília.

                                                                           Atrações da noite na Casa da Cultura. Foto-Alciane Ayres-Ascom Semc.




Sobre o Instituto Maestro Wilson Fonseca (IMWF)
O Instituto Maestro Wilson Fonseca foi fundado como Escola de Música Maestro Wilson Fonseca em 2 de agosto de 1993. Atualmente tem 1.500 alunos. Destes, 500 na sede e os demais distribuídos em Pólos nas comunidades interioranas do município de Santarém, nas cidades de Fordlândia e Óbidos. Há a proposta de instalação de Pólo nas cidades de Alenquer e Mojuí dos Campos.

Na área da Música o Instituto vem suprindo a região formando profissionais de excelência na interpretação vocal e instrumental, bem como com professores de Música e Regentes de bandas e corais, tendo atuado em diversas programações de distintos espaços como em escolas, praças, teatros (Belém-PA, São Paulo-SP), faculdades, salas de espetáculo (Belém-PA, Salvador-BA), inaugurações, participando de eventos diversos.

Neste sentido, a experiência, seriedade e qualidade com que desenvolve seus trabalhos na área da música, deram a segurança para a criação de cursos de Dança e Teatro que funcionam desde o ano de 2010 neste Instituto.

Dentre diversos Títulos Honoríficos recebidos destacamos o Prêmio Mário de Andrade (1998) concedido pelo Ministério da Cultura "como reconhecimento por sua expressiva participação no cenário artístico cultural brasileiro e destacada atuação em seu ramo de atividade" (carta do Ministério da Cultura). É a única do gênero no Brasil a receber, até então, a cobiçada insígnia.

Mais informações:
Alciane Ayres - Assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634 / E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com

Alciane Ayres Agência Santarém



0 Comentários