Abertura do Projeto 'Circuito de Verão 2018' da Prefeitura de Santarém foi um sucesso


Com um vento gostoso batendo no rosto e sob a luz de um luar lindo, foi aberto oficialmente o Projeto Circuito de Verão, organizado pela Prefeitura de Santarém, através do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com as secretarias de Cultura, Meio Ambiente e Infraestrutura. A atividade da abertura ficou por conta das turmas do programa Vida Saudável. Moradoras de pelo menos 20 bairros participaram durante uma hora e meia de atividades de ginástica, com muita música e animação do início ao fim. "O programa tem uma metodologia que é muito simples: a qualidade de vida, então dentro dessa temática nós temos várias atividades durante o ano. Hoje nós estamos aqui na abertura do Circuito de Verão com um aulão de vários ritmos, onde nossos alunos sempre dão um show de disposição", expressou a coordenadora do Programa Vida Saudável Eliane Carvalho.

A mulherada que integra o programa fez questão de reforçar o motivo pelo qual participa das atividades do Núcleo de Esporte e Lazer, através do Programa Vida Saudável que hoje tem 54 turmas em praticamente todos os bairros do município.



"É gratificante ter próximo da nossa casa uma atividade extra onde envolve pessoas de idades diferentes, de níveis diferentes, porém com um mesmo objetivo que é buscar a qualidade vida. E a partir do momento em que eu comecei a participar foi gratificante, tanto para minha saúde física e mental", expressou a policial militar Jocineide de Sousa, de 44 anos.


Depois do aulão do Vida Saudável, o público pôde prestigiar a disputa entre o clássico São Raimundo e São Francisco (Rai x Fran) de futebol de areia. O time do São Francisco levou a melhor nos pênaltis, depois de um empate de 2x2 no tempo normal de jogo.



O coordenador do Núcleo de Esporte Lazer, José Maria Lira reforçou que o objetivo do Projeto Circuito de Verão é levar incentivo à prática esportiva, consciência ambiental e valorização da nossa cultura e dos espaços turísticos, como é o caso da praia em frente ao Centro Cultural João Fona.

"Essa ideia surgiu devido as belezas naturais que Santarém nos apresenta neste período, belezas essas propícias para a prática de esportes de areia. Além disso, há muito tempo o núcleo era procurado por associações e times que solicitavam um espaço como esse onde fosse ofertado essas atividades, já que infelizmente Santarém ainda é carente de espaços para essas práticas. A abertura foi um grande sucesso, a partir de agora o espaço vai estar liberado para a população usufruir, e a partir do próximo mês nós iremos começar a realizar competições especificas aqui", explicou Lira.

Na área da praia onde as quatro arenas foram instaladas, foi o espaço onde o projeto "Praia Limpa" do Blog do JK em parceria com a Prefeitura de Santarém foi executado. Para a realização do trabalho foram disponibilizados servidores da Seminfra para a limpeza (roçagem, capina) e para a pintura realizada no muro de contenção. Durante a ação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou a instalação de placas de orientação sobre a proibição de jogar lixo na área de praia que compreende as imediações do Centro Cultural João Fona.


Além disso, para deixar o espaço ainda mais aconchegante a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) realizou uma pintura no muro de contenção da orla, valorizando o trabalho do artista plástico santareno, Alex Augusto.



A arte tem a extensão de 60 metros e foi feita com tinta óleo e tinta à base d'água, destacando na pintura elementos e personagens que representam Santarém, como o pescador, a vitória régia, o encontro dos rios Tapajós e Amazonas e a garça. Sem contar que a Secretaria de Cultura também encerrou a programação de abertura do Circuito de Verão com o show de grandes nomes da música regional, como Cristina Caetano, Nato Aguiar, Patrícia Lima, Priscila Castro, Priscila Moreira, El Puxirum, Regional Mocorongo, Ri-vos Trio.



"É bom reforçarmos que esses cantores que se apresentaram no show do Circuito de Verão vieram por livre e espontânea vontade participar desse evento. Uma demonstração de que o mais importante é mostrar a cultura ao povo santareno", afirmou o secretário municipal de Cultura, Luís Alberto Figueira.

O Prefeito de Santarém Nélio Aguiar também marcou presença e prestigiou o evento. Nélio aproveitou para reforçar que o projeto tem a intenção de incentivar a população nos diferentes segmentos, mas também buscar com que os santarenos valorizem os espaços naturais que o município oferece.


"A gente fica muito feliz com o sucesso alcançado com esse projeto. Iniciativa que atrai a juventude, a família santarena para esse espaço. Proporciona também a prática de esporte, melhorando nossa saúde, além do lazer e da boa música. É importante frisar que a Prefeitura tem a obrigação de proporcionar esses espaços e essas atividades, mas a população também tem sua parcela de responsabilidade para que a partir de agora o espaço continue bonito do jeito que está, limpo e preservado, e não é só nesse espaço público, mas sim em toda nossa cidade. A população tem que ter a consciência que o espaço público não é do prefeito, o que é público é do povo, e por isso precisamos zelar e ter a consciência de que a tarefa de manter esse espaço limpo, preservado é uma tarefa conjunta", afirmou Nélio Aguiar.

O espaço da praia em frente ao Centro Cultural João Fona estará liberado para uso da população, da seguinte forma:
Competições pré-agendadas: às quintas, sextas e sábados;
Competições livres: segundas, terças e quartas
O planejamento é que a partir do mês de novembro as atividades sejam realizadas de forma específica, exemplo: uma semana destinada a competições de vôlei, outra semana destinada a competições de beach soccer, etc. A data para que as atividades com esse planejamento comecem a ser realizadas será divulgada em breve.

Texto Keliane Tomé - Ascom Semed com colaboração de Alciane Ayres - Ascom da Semc.
Fotos: Ascom-PMS.

 






0 Comentários