20º Festival do Açaí é neste fim de semana na Comunidade Santa Luzia

 
A comunidade de Santa Luzia no Eixo Forte, realizará no sábado (3) e no domingo (4), o 20º Festival do Açaí. A festa faz parte do calendário cultural de Santarém e deverá reunir cerca de 5 mil pessoas nos dois dias de evento. O Festival é organizado pela Associação de Moradores da Comunidade Santa Luzia do Eixo Forte (AMSLEF) em parceria com a Prefeitura de Santarém através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), Secretaria de Turismo (Semtur) e Secretaria de Cultura (Semc), além de empresários locais.

O evento vai reunir uma programação social e cultural e tem por objetivo comemorar a produção anual do produto, que é destaque em Santarém e na região. O festival atrai visitantes da área urbana do município, além de cidades vizinhas e turistas. O litro do açaí será no valor de R$ 15,00.
No festival será oferecido o fruto natural e diversos pratos, vinhos, pudim, licor, doces, bolos e salgados tendo o açaí como matéria prima, além de outras gastronomia sendo, galinha caipira e pato no tucupi. A programação contará ainda com shows culturais e sociais, como: Serestão do Tadeu Pinho, Banda Pegada do Forró, Punk do Arrocha e Banda Cintura Fina.

Atualmente a comunidade possui uma micro indústria de açaí. Vale ressaltar que o mesmo é confiável e considerado de alto padrão de qualidade higiênica, o que valoriza ainda mais o produto. É produzido por meio de máquinas sem o contato manual dos comunitários.

Para o presidente da Associação de moradores de Santa Luzia, Ronilson Duarte, o festival é de grande importância pois além de gerar renda, contribui para o desenvolvimento da comunidade. "Esse festival é importantíssimo para nós como moradores. Toda a comunidade se mobiliza e tenta fazer o melhor. A cada ano cresce ainda mais. O mesmo contribui diretamente para o desenvolvimento da comunidade e gera renda para os comunitários que vivem no local", concluiu. 
O Açaí é típico da culinária paraense e é rico em proteínas, fibras, lipídios e vitaminas C, B1 e B2. Conhecido também por ser o segundo maior antioxidante existente e que possui boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.

Como chegar
A Comunidade Santa Luzia fica no km 13 às margens da rodovia Everaldo Martins (PA-467), região do Eixo Forte. No pequeno vilarejo vivem cerca de 28 famílias.

 
Texto: Luan Rodrigues - Assessoria de Comunicação-Semap
 Agência Santarém

0 Comentários