Ações de segurança no Çairé 2018 são concluídas com saldo positivo


                    Ações de segurança no Çairé 2018 - Foto - Ronaldo Ferreira-Ascom Prefeitura.

Quatorze representantes dos órgãos de segurança, da Prefeitura de Santarém e das secretarias municipais reuniram-se na manhã desta quarta-feira (26) para avaliar a segurança do Çairé 2018 e discutir os pontos a serem melhorados a execução dos trabalhos junto a sala de gestão para o ano de 2019. O encontro ocorreu na sala cultural do Theatro Municipal Victória.
Çairé 2018 contou com monitoramento de câmeras em pontos estratégicos de Alter do ChãoSegundo o secretário municipal de cultura Luis Alberto Figueira o público pôde prestigiar a maior Festa Folclórica Amazônica na tranqüilidade. "Os participantes do Çairé estiveram em segurança. Estimamos que este ano a festa tenha atraído 120 mil pessoas e não houve nenhum registro de complexas ocorrências. Sem homicídio, afogamento e nem situações graves de trânsito. A execução do nosso planejamento conjunto com a Polícia Militar e demais órgãos de segurança foram excelentes. Fomos responsáveis por não extrapolar o limite de público, principalmente na noite da apresentação dos Botos. Nós vamos reunir com os dirigentes dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi para avaliar e lançaremos a proposta para as agremiações referente a distribuição das apresentações em duas noites para 2019. Mas isso deve ser feito em comum acordo junto as entidades do Festival dos Botos", explicou.
Cerca de 500 militares fizeram parte do efetivo da Polícia Militar vindos do 3º BPM, 35º BPM e 2ª Companhia de Independente de Missões Especiais. O Comandante do Policiamento Regional-1 (CPR-1) Héldson Tomaso confirmou as ações positivas dos órgãos. "Repetimos o policiamento na praia, a diferença de 2017 é que este ano incluímos nossa lancha para ficar circulando principalmente aos domingos na praia do Amor e usamos do nosso canil com um cão farejador, atuando principalmente nos horários da noite. E diariamente as equipes de vanguarda no Çairé como a cavalaria, as motocicletas, policiamento a pé, o Grupamento Tático Operacional. E tivemos a implantação com o vídeo monitoramento em oito pontos estratégicos coordenados pelo Núcleo Integrado de Operações (Niop) o que nos ajudou na amplitude da visão em relação ao policiamento estático. Resolvemos diversas situações, possíveis desordens eram coibidas de imediato através da fiscalização eletrônica ao repassarmos a equipe a pé que resolvia a desavença", pontuou o comandante.Cerca de 500 militares fizeram parte do efetivo da Polícia Militar vindos do 3º BPM, 35º BPM e 2ª Companhia de Independente de Missões Especiais
O Comandante do 4º Grupamento de Bombeiros (GBM) Tenente Coronel Ney Tito Viana confirma que o sucesso de atuação da Sala de Gestão que refletiu na segurança do Çairé 2018 foi resultado da integração dos órgãos e da Prefeitura com as secretarias municipais.
"Nós fizemos três frentes de trabalho. Primeiro, o de guarda vida nas praias; segundo, o trabalho de prevenção dentro do Lago dos Botos e o terceiro, o trabalho de busca, resgate e salvamento 24 horas com viatura de incêndio e viatura de resgate. Nessas três frentes do Corpo de Bombeiros não registramos nenhuma anormalidade ou incidente de grande proporção. Tivemos princípios de afogamento, mas com rápida atuação dos militares e excessos de bebidas alcoólicas, estas corriqueiras, com rápidos encaminhamentos a outros setores de atendimento. A Marinha do Brasil também apoiou principalmente, com a fiscalização do limite dos banhistas. E tivemos também o trabalho de prevenção no Lago dos Botos antes de inicio do evento, nas arquibancadas verificando a limitação de público e saídas de emergências, dentre outras atuações que resultaram em um Çairé seguro", definiu Viana.
A agente da 5ª Vara da Infância e da Juventude Deise Furtado destacou os êxitos atribuídos a segurança integrada. "As atuações foram bem produtivas e positivas, a equipe do Juizado esteve atuando na barreira, na sexta e sábado, das 17h às 22h. Realizou o trabalho preventivo em relação aos menores documentados e desacompanhados dos responsáveis legais. Antes do período da Festa, estivemos no trabalho de prevenção nas pousadas, hotéis e bares. E prevenimos sobre horários permitidos quanto à presença de menores e adolescentes no Lago dos Botos. Assim cumprindo as normativas da Portaria de número 018/2018. No geral foi positivo o trabalho", destacou.SMT fiscalizou documentos dos veículos e dos condutores na Rodovia Everaldo Martins
O titular da pasta da Secretaria Municipal de Mobilidade de Transito (SMT) Paulo Jesus fez a exposição da planilha de ações no trânsito. "Iniciada na quinta-feira (20), das 14h às 02h do dia seguinte, abordagens foram de 17 moto táxi, 31 táxi e 12 ônibus e nenhuma remoção. Na sexta-feira (21) das 07h às 02h, abordagens de 16 moto táxi, 122 táxi e 25 ônibus e a remoção de 01 micro ônibus.No sábado (22), das 07h às 02h, abordagens de 23 moto táxi, 148 táxi e 40 ônibus, 05 táxis removidos. No domingo (23), das 07h às 02h de segunda feira (24) contabilizamos abordagens de 05 moto táxi, 69 táxi e 30 ônibus, a remoção de 01 táxi", detalhou.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) nas ações contabilizaram quinze autuações por veículos estacionados na praia (praia do Centro de Atendimento ao Turista) e cinco advertências por poluição sonora.
Envolvidos na Segurança integrada:
. Policiamento Regional I (CPR-I);
. 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM)
. 35º Batalhão de Polícia Militar
. Companhia Independente de Missões Especiais (Cime)
. 4º Grupamento de Bombeiro Militar (4ºGBM);
. Marinha do Brasil (Capitania dos Portos de Santarém);
. Polícia Rodoviária Federal (PRF);
. Polícia Federal (PF);
. Superintendência Regional do Baixo Amazonas/Polícia Civil;
. Núcleo Integrado de Operações (Niop);
. Departamento de Trânsito no Pará (Detran);
. Centro de Perícia Científica Renato Chaves (CPC);
. Ministério Público Estadual (MPE);
. Juizado da Infância e Juventude;
. Prefeitura de Santarém (Secretarias Municipais de Cultura, Meio Ambiente, Infraestrutura, Turismo e Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Samu, Conselho Tutelares e Procon).
-Celpa

As datas do Çairé estão programadas até 2020
Ano Período:
2019 19 a 23 de setembro
2020 17 a 21 de setembro


Mais informações:
Texto-Alciane Ayres - Assessora de imprensa da Semc.
Fotos-Ronaldo Ferreira-Ascom Prefeitura de Santarém.
Contato: (93) 99179-4634 / E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com

 Agência Santarém

0 Comentários