'Cultura na Comunidade': Projeto evidencia a arte regional em Alter do Chão e no bairro Aldeia

Grupo Kuatá de Carimbó levou o gingado do ritmo amazônico a Alter do ChãoO Projeto "Cultura na Comunidade" promovido pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) levou atividades artísticas simultâneas em dois pontos do município na noite de sábado (23). A primeira ocorreu na Praça do Centenário, no bairro Aldeia e contou com o apoio da comunidade e amigos da praça nas apresentações de dança, música, poesia e teatro. Já a segunda atividade levou para a Vila de Alter do Chão a carimbolada alternativa com os grupos Banzeiro, Cumarú, Kuatá, Cobra Grande e convidados como parte da Programação de Aniversário dos 357 anos de Santarém.
Grupo Banzeiro foi uma das apresentações da noite em Alter do ChãoO momento na vila balneária também marcou com sucesso a conclusão do ciclo do Projeto "Arte do Carimbó", que em 7 de abril de 2018 estreou no Malocão do Parque da Cidade com a proposta de oferecer oficinas lúdicas e roda de carimbó aos frequentadores do local, passando a ser realizado todos os sábados desde então. O projeto foi uma iniciativa do governo municipal em parceria com as Secretarias Municipais de Cultura (Semc), Turismo (Semtur), Agricultura e Pesca (Semap), Meio Ambiente (Semma) e o Movimento de Carimbó do Oeste do Pará. A previsão é de que o projeto seja substituído pelo "Música no Parque", outra atividade que também promoverá a cultura no espaço.

"É grande a satisfação de concluirmos com reflexos positivos de progressão da "Arte do Carimbó" e ainda com essa grande festa na Vila de Alter do Chão. Estamos certos que somamos para fortalecer as atividades dos mestres e grupos de carimbó e vamos estar sempre dispostos a trabalhar em conjunto. O Malocão receberá agora o novo Projeto denominado 'Música no Parque' que está em fase de conclusão", destacou o Secretário Municipal de Cultura Luis Alberto Figueira, o "Pixica", que juntamente com a representante da empresa Ótica Diniz, Ana Elizabeth Machado foi homenageado pelo Movimento de Carimbó do Oeste do Pará.
O secretário de cultura Luis Alberto Figueira em momento de homenagem
Ainda segundo o Secretário, o governo municipal ofereceu a população um entretenimento com responsabilidade em relação ao orçamento público em reconhecimento aos talentos da região. "Proporcionamos as atividades com o nosso povo e para o nosso povo em valorização aos artistas regionais e locais promovendo também a democratização da cultura. Fico grato a população santarena, a equipe de servidores da Semc e aos nossos parceiros que fizeram o sucesso dos nossos eventos realizados sempre com alegria e segurança. Sinto-me também feliz em receber esta homenagem como parceiro da Arte do Carimbó, via Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Estendo o reconhecimento ao Prefeito Nélio Aguiar e a equipe de cultura" finalizou.

Grupo Cumarú também abrilhantou a noite de apresentaçõesO mestre de carimbó e coordenador do Grupo Cumarú, Osmarino Cumaruara, de 63 anos de idade, parabenizou pela inclusão dos grupos do Movimento de Carimbó do Oeste do Pará na programação de aniversário da cidade de Santarém. "Estamos felizes em fazer parte dessa grande festa, em poder tocar para o público de Alter do Chão e mostrar a nossa arte também aos visitantes, levando sempre a nossa alegria, o nosso colorido e nosso som. Foi uma grande satisfação a parceria com o governo municipal, recebendo os aplausos das pessoas e vê-las dançando com o nosso som", ressaltou.
A aposentada Maria Silva, do bairro Salé, da área urbana de Santarém foi passear com a família no balneário e aproveitou para prestigiar os grupos de carimbó. "Nós não podíamos ir embora da Vila de Alter e deixar de cantar e dançar o ritmo paraense com o maior destaque nos últimos anos. A Prefeitura de Santarém acerta novamente em valorizar o que é nosso", elogiou.
Banda do 8º BEC em apresentação no bairro Aldeia
Em relação ao "Projeto Cultura na Comunidade" na Praça do Centenário, no bairro Aldeia, as apresentações fluíram nos segmentos da dança com o grupo da terceira idade de São Raimundo Nonato apresentando: As regiões do Brasil unidas na Copa e o Carimbó da Garça Namoradeira, além da quadrilha Coração Caipira com os jovens da crisma da comunidade. A música ficou por conta da Banda Ângelus, Banda do 8º BEC, Flaviane da Mata, Rai Monteiro, Agostinho Cardoso na voz e violão regional, Márcio to school, Ana Lúcia Duarte Matos com solo-violino e flauta doce e as músicas 'Brilha Estrelinha' no violino, e 'Romaria' e 'Tema de Ladybug' na flauta-doce. Houve ainda declamação da poesia Tapajós Santarém de Paulo Rodrigues dos Santos, pela intérprete Nilce Pires com acompanhamento musical de Lucas Pedroso e apresentação da Peça de teatro sobre a Praça com o grupo Kauré.

Ainda como parte da Programação dos 357 anos de Santarém que este ano traz o slogan "Santarém 357 anos. Pérola do Tapajós, Tesouro da Nossa Gente" a Semc vai estar com apresentações culturais no dia 29 de junho na Revitalização da Praça do Forte.Grupo Cobra Grande tocou muito carimbó para o público de Alter do Chão
Mais informações
Alciane Ayres - Assessora de comunicação da Semc
Contato: (93-99179-4634 / 98130-8014) / ascom.semc.stm@gmail.com

0 Comentários