Atividades recreativas marcam o Dia Nacional do Livro Infantil


Estudantes da Escola Municipal Maria do Rosário Barbosa, da Comunidade Irurama do Eixo Forte na bibliotecaA Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta quarta-feira (18), na Biblioteca Pública Municipal Paulo Rodrigues dos Santos, programação alusiva ao Dia Nacional do Livro Infantil. Pintura livre, pintura facial, filmes lúdicos e contação de obras da literatura infantil foram algumas das atividades.

A imaginação tomou conta dos estudantes da Escola Municipal Maria do Rosário Barbosa, na Comunidade Irurama do Eixo Forte, e dos indígenas venezuelanos da etnia Warao, da Casa de Acolhimento de Adultos e Família, que visitaram a biblioteca pela manhã e a tarde, respectivamente. A programação deu destaque as obras de Monteiro Lobato.

Pintura facial foi uma das atividades recreativasA estudante do segundo fundamental, Maisa Costa, aproveitou a recreação e disse ter ficado encantada com o espaço público. "Nunca vi tantos livros em um único lugar. Eu gostei muito de participar da programação, e aproveitei, ao máximo as atividades. Pintei o desenho da Emília, boneca de pano, do Sítio do Pica Pau Amarelo. Ela tem um vestido de retalhos de pano bem colorido e alegre. Há muito sobre as aventuras dela no livro do Monteiro Lobato. Também fiz pintura facial. Gostei muito da biblioteca", disse com alegria a estudante.

Arleane Clerier, diretora da escola, afirmou que a atividade extra classe acrescenta muito ao conhecimento por proporcionar aos estudantes uma grande viagem pelo universo da leitura em um acervo tão rico quanto o da biblioteca. "Aqui vemos grandes obras. Temos crianças que ainda não leem, mas o visualizar das imagens instiga a imaginação delas sobre a estória literária infantil. As atividades foram bem dinâmicas", elogiou.

Pela parte da tarde, os indígenas venezuelanos da etnia Warao, da Casa de Acolhimento de Adultos e Família aproveitaram as atividades. Segundo a assistente Social, Juliana Fialho, que acompanhou o grupo, a ação foi uma articulação estratégica entre as secretarias Municipais de Cultura e Educação de ambientação escolar dos Warao. "A pasta da Educação iniciou desde janeiro essa familiarização com atividades lúdicas. E nesta, de hoje, foi a primeira vez que elas estiveram de fato em atividade externa conhecendo uma biblioteca. Estamos trabalhando para torná-los autônomos, diante das necessidades básicas e o acesso a literatura brasileira, por meio da vivência da língua portuguesa. Todos gostaram muito da programação", especificou.Indígenas venezuelanos da etnia Warao em programação do Dia Nacional do LIvro Infantil
"O dia de atividades foi muito divertida e de vasto aprendizado. É necessário aproximar às comunidades rurais das atividades lúdicas e ainda aproveitar para reforçar com a pasta da educação a ambientalização dos índios venezuelanos em nosso município. Experiência importantíssima para toda a equipe", concluiu a bibliotecária do acervo municipal, Cátia Favacho.
_____________________________________________________________________

Mais informações
Alciane Ayres – Assessora de comunicação/Semc
Contato: (93-99179-4634)/ ascom.semc.stm@gmail.com

0 Comentários