Amigos da Praça do Centenário e Grupo Teatral Kauré promovem o “Projeto Curta na Praça”







 Com objetivo de ocupar o espaço da Praça do Centenário no bairro Aldeia iniciou na noite de  domingo, (29), o Projeto, “Curta na Praça”. Na programação da estreia do  Projeto, as exibições de curtas metragens, do cineasta santareno, Emanoel Franklin Loureiro, “Meu Tempo Menino” e "Covato". Ação foi realizada pelos Amigos da Praça do Centenário e do Grupo Teatral Kauré, e será permanente, sempre,  a partir das 19 horas, em média a duração de exibição de 15 a 30 minutos. 



                                    Cineasta santareno, Emanoel Franklin Loureiro
O filme Covato é do gênero drama, inspirado em fatos reais, ocorridos  em Santarém (Pará) na década de 70. A narrativa, o protagonista um coveiro, preso por cometer crimes vilipendiosos em cadáveres. “Ainda aborda drama vivenciado pelo personagem principal, quando a infância, o reflexo, o motiva a cometer crimes, o filme  traz uma sátira que lembra a atual conjuntura de corrupção evidenciada em nosso país”, assim informou, o cineasta, Loureiro,  aos presentes no logradouro público. 


Mais informações do curta-metragem "Covado - Desenterre seus segredos"

Em 1977, o coveiro Antonio das Chagas é flagrado fazendo algo repugnante no cemitério da cidade de Santarém. Seu passado e presente são marcados por segredos inconfessáveis e sua prisão traz à tona antigos costumes do sistema penal brasileiro. Inspirado em fatos reais.

Acontecimentos reais acontecidos em Santarém e região são abordados no curta-metragem ficcional com duração de 15 minutos, com tensão e humor negro. Uma produção independente e solitária do realizador Emanoel Franklin Loureiro, que demorou quatros anos para ser concluída.

Por se tratar de um enredo de época, situado na década de 70, com locações por vezes muito distantes, todo o processo acabou sendo difícil e lento. Com ajuda de efeitos visuais de computador, a atmosfera antiga e alguns problemas técnicos de filmagem, conseguiram ser transpostos. Ressaltamos que todos os artistas envolvidos na produção são locais.

Sobre a Praça do Centenário do bairro da Aldeia :

É o marco da passagem do Centenário da elevação de Santarém a categoria de cidade (1848-1948), projeto e orientação técnica do santareno Manoel Maria de Macedo Gentil, conhecido como Xixito (1912-1952). A praça foi construída em tempo recorde e inaugurada no dia 24 de outubro de 1948 pelo prefeito Adherbal Tapajós Caetano Corrêa.  (Fonte: Maestro Wilson Fonseca).


***Com informações do coordenador do Grupo teatral Kauré, Alenilson Ribeiro (93-99125-6413)
***Fotos: Silvágner Grigório.




0 Comentários