Novidades na abertura oficial do Jubileu de Prata do Instituto Maestro Wilson Fonseca



O Instituto Maestro Wilson Fonseca (IMWF) atua na formação da cidadania com ocupação e oportunidades sadias e profissionalizantes de reconhecimento público, música, dança e teatro, uma história iniciada em 02 de agosto de 1993. Muitos são os motivos para comemorar, a abertura oficial do Jubileu de Prata, com o apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), a abertura será no sábado (24), às 19 h30 min, no auditório da Casa da Cultura., com entrada Franca.

Entre as novidades, o anúncio de mais cursos, apresentações artísticas culturais e explanação sobre a conquista do mérito, o qual foi contemplado pelo Projeto Celpa Mais Desenvolvimento Social, vinculado a Distribuidora Celpa.

O IMWF vai receber o investimento da concessionária, R$ 600 mil reais para fins da reforma do prédio na área da Casa da Cultura, compra de novos equipamentos e instrumentos musicais. O titular da pasta da cultura no município de Santarém, Luis Alberto Figueira, parabeniza da iniciativa. "Estamos contentes pelo resultado alcançado do Instituto Maestro Wilson Fonseca, de buscar parcerias junto as empresas privadas com a finalidade de acrescentar, e tornar um ambiente saudável e agradável com a reforma do pavilhão e a compra de novo equipamentos. Sabemos que a Celpa tem uma atividade social de grande abrangência a comunidade santarena, ao ver que as nossas Instituições tem a visão de captação de recursos para crescimento conjunto, governo municipal, Instituição Musical e iniciativa privada", destacou.


Na tarde de quarta-feira (21) e manhã desta quinta-feira (22), técnicos da Celpa estiveram no prédio e realizaram avaliação na estrutura predial do pavilhão. A empresa avaliou muitos projetos e a escolha foi difícil, mas o resultado condiz com a atuação especial de cada iniciativa. "Nós alegra contemplar, o Instituto Maestro Wilson Fonseca, que é tão importante para a cultura musical do Pará e da cidade de Santarém. E temos a honra de firmar essa parceria, inaugurando um espaço do jeito que eles imaginam", disse a analista da Área de Responsabilidade Social da Celpa, Claudia Michelle Miranda.

O Instituto Maestro Wilson Fonseca foi fundado como Escola de Música Maestro Wilson Fonseca, em 02 de agosto de 1993. E atualmente tem 1.500 alunos, destes, 500 na sede, e os demais distribuídos, nos Polos nas comunidades interioranas do município de Santarém, nas cidades de Fordlândia e Óbidos. E ainda, a proposta de instalação de polo nas cidades de Alenquer e Mojuí dos Campos. Na área da Música, o Instituto vem suprindo a região, formando profissionais de excelência na interpretação vocal e instrumental, bem como com professores de Música e Regentes de bandas e corais, tendo atuado em diversas programações de distintos espaços como em: Escolas, praças, teatros (Belém-PA, São Paulo-SP), faculdades, salas de espetáculo (Belém-PA, Salvador-BA), inaugurações, participando de eventos diversos.

Neste sentido, a experiência, seriedade e qualidade com que desenvolve seus trabalhos na área da música, deram a segurança para a criação de cursos de Dança e Teatro que funcionam desde o ano de 2010 neste Instituto.

Dentre diversos Títulos Honoríficos recebidos destacamos o Prêmio Mário de Andrade (1998) concedido pelo Ministério da Cultura "como reconhecimento por sua expressiva participação no cenário artístico cultural brasileiro e destacada atuação em seu ramo de atividade" (carta do Ministério da Cultura). É a única do gênero no Brasil a receber, até então, a cobiçada insígnia.


Sugestões de entrevistados:
Agostinho Fonseca (Diretor do IMWF): 99122-1767
José Cândido Corrêa (Coordenador Cultural do IMWF): 99102-0237

 Texto: Alciane Ayres - Ascom 
Artte: IMWF. 

0 Comentários