Centro Cultural João Fona recebe turistas norte americanos nesta véspera de Natal


O total de 1.500 turistas dos Estados Unidos, da Rota Turística 2017-2018, chegaram a Santarém a bordo do transatlântico Viking Sea neste domingo (24), véspera de Natal. Desses, 576 estiveram em visita ao Centro Cultural João Fona (CCJF), prédio público da Prefeitura de Santarém, na égide da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Logo na entrada, os turistas deparam-se com o cenário maior da magia natalina, o recém-nascido menino Jesus, os três Reis Magos e os pais Maria e José produzidos pelo artesão ceramista Elves Costa.
"É grande valia divulgarmos o nosso trabalho também ao público estrangeiro, e sou grato à direção do Centro Cultural em disponibilizar sempre essa abertura ao artista local a expor o trabalho. Estou com a exposição de 50 peças, com apitos, estatuetas, muraquitãs e vaso de gargalo, e mini cenário do nascimento de Jesus Cristo", explicou o ceramista.
Entre os atrativos do acervo no prédio público, um dos símbolos municipais chamou a atenção deles, a bandeira de Santarém. O guia de turismo da empresa da rota, Paulo Negrão, mediou com propriedade a explicação em detalhes. "As faixas nas cores amarelo e azul representam o encontro das águas respectivamente dos rios Amazonas e Tapajós. O círculo branco representa a cidade-sede do município e o brasão representa o Governo Municipal, a árvore, a seringueira e o peixe, o pirarucu", especificou.
Além do Centro Cultural João Fona, os estrangeiros estiveram apreciando as belezas no Centro da Cidade, Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Casa de Farinha na comunidade Cucurunã, no Eixo Forte, às margens da Rodovia Everaldo Martins, que liga a área urbana à vila de Alter do Chão. Eles deixaram a Pérola do Tapajós no início da noite rumo ao Caribe, depois retornam ao país de origem, Estados Unidos. Essa foi a última visita de estrangeiros de 2017. A Rota Turística retorna dia 5 janeiro de 2018 com o Cruzeiro Sirena.

Texto: Alciane Ayres-Ascom Semc.
E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com

0 Comentários