BOTO COR DE ROSA REALIZA FESTA DA FAMÍLIA













No sábado (29) foi a vez da Associação Folclórica Boto Cor de Rosa realizar o chamado ao Çairé, com a Festa da Família, com o apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Segundo, o coordenador da entidade, Marlison Soares, “o evento veio com o propósito de chamar os comunitários e visitantes da Vila. Com as apresentações dos itens oficiais, temos gente nova no elenco dos itens. O Boto Cor de Rosa neste ano defende o tema: a Arte do Som, na musicalidade do rito religioso, do marambiré, do canto dos pássaros, o som das águas e do nosso linguajar. Pretendemos levar ao Lago dos Botos aproximadamente 800 brincantes”, disse.

O secretário municipal de cultura, Luis Alberto Figueirapresente no evento reforçou o apoio às entidades. “O município já respira o Çairé, o governo tem o interesse no resgate da essência dessa grande manifestação cultural, o rito religioso, as atividades iniciaram com a primeira etapa do Puxirum na última quinta-feira. Nós temos respeito às entidades e também estamos no apoio ao Tucuxi e o Cor de Rosa, que resgatam a Lenda do Boto. Já antecipamos a verba para confecção dos CD. O governo pretende cada vez mais valorizar os artistas locais e regionais, que representam a nossa cultura dentro e fora do País. E teremos Dona Onete no Çairé”, antecipou.

Dentre os novatos do elenco de itens do Boto Cor de Rosa, Maria Eulália, a nova Rainha do Çairé. “Será meu primeiro ano. Sou grata pela escolha e sei da grandiosa responsabilidade que tenho a frente neste posto”, enalteceu.

Leilane Domitila defendeu o item Rainha do Çairé há 16 anos. “Maravilhoso tudo que vivenciei durante esses anos, alegria, orgulho e responsabilidade, eu que sou nativa de Alter do Chão. E agora vou ajudar nos bastidores do Boto Cor de Rosa, vou colaborar na coordenação, no treinamento dos itens, na orientação das novas Rainhas”, informou.

Entre as atrações no evento, o show do cantor/compositor Gonzaga Blantez. Dentre as músicas, o sucesso musical, Curió do Bico Doce, que faz parte do repertório musical da novela da Rede Globo, A Força do Querer. E ainda, grupos de carimbós, o Kuatá de Carimbó e o Regional Uiara. “O Curió virou febre e fico muito feliz por isso. Por essa energia envolvente que chega as pessoas de forma  positiva, por ter alcançado o patamar nacional. É grande a satisfação de cantar na Festa do Boto Cor de Rosa, e no repertório deste ano, eu estou com 3 músicas, uma delas, a My name is Carimbó”, destacou o artista natural do município de Alenquer (PA).

O grupo Sócio Cultural Boto Tucuxi, teve apoio do governo municipal, no evento Bnazeirão, que ocorreu nos 15 e 16 de julho e teve a proposta de festejar o início das atividades já em execução pela diretoria, membros, simpatizantes, apoiadores e parceiros da entidade. Celebrou a Festa do Divino Espírito Santo, um dos itens do rito religioso do Çairé, apresentação de danças folclóricas e do tema do Boto Tucuxi, “A expressão do Çairé”.  

No próximo dia 09 de agosto, a nova etapa do Puxirum do Çairé com a abertura da palharia e início da construção do barracão do Rito Religioso pelos comunitários (voluntários), erguido na Praça do Çairé. A primeira etapa do Puxirum ocorreu na última quinta-feira (27), no ramal do Laranjal, nas proximidades da Vila, o momento foi para a retirada da matéria-prima da estrutura nativa. A Festa Çairé 2017 será realizada no período de 21 a 25 de setembro.

Mais informações:
Alciane Ayres – assessora de comunicação da Semc
Contato: (93 – 99140-9451 / 99179-4634) /alcianeayres.jornalista@gmail.com

0 Comentários