15ª SEMANA DE MUSEUS ENCERRA COM A PARTICIPAÇÃO DE APROXIMADAMENTE 1,5 MIL PESSOAS

Apresentação do Grupo de Dança do Colégio Dom Amando. Foto- Ascom Semc.
Apresentação da Banda de Música do 8º Bec. Foto-Alciane Ayres-Ascom Semc.

 Prefeito Nélio Aguiar e Secretário Municipal de Cultura, Luis Albeto Figueira, o "Pixica". Foto-Alciane Ayres-Ascom Semc. 

Equipe do Centro Cultural João Fona. Foto-Alciane Ayres-Ascom Semc.

Exposição de obras de artes plásticas/ I Mostra de Pintura. Foto-Alciane Ayres- Ascom Semc. 

Imagem da Exposição Ontem e Hoje no Centro Cultural João Fona. Foto Alciane Ayres-Ascom Semc. 


Noite de sábado (20), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), encerrou as atividades da 15ª Semana Nacional de Museus, nas dependências do Centro Cultural João Fona (CCJF), evento em nível nacional organizado pelo Ministério da Cultura (Minc), por meio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O tema foi “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.

No início, o público presente fez o minuto de silêncio pela perda da ilustre artesã, modista e estilista conhecida nacional e internacionalmente, Raimunda Rodrigues Frazão, a “Dica Frazão”, de 96 anos. Ela faleceu na última sexta-feira (19).

O titular da pasta da Cultura, Luis Alberto Figueira, o “Pixica”, reforçou o compromisso do governo municipal, quando proporcionou a sociedade santarena seis dias de ricos de conhecimento e interação. "Aproximadamente 1.500 pessoas participaram de diferentes atividades, oficinas de higienização/restauro de livros, bonecas temáticas, teatro de fantoches, mesa redonda, exposição de pintura/arte plástica, visita guiada com grande participação da classe educacional santarena e dois grupos da cidade vizinha, de Belterra, exposição fotográfica de Santarém e apresentações artístico-cultural. E com o diferencial, a entrega de certificados a participantes das atividades lúdico educativo e homenageamos, 06 cidadãos que vivenciaram as mudanças da cidade santarena e há décadas desenvolvem atividades nas mediações do Centro Cultural e narram momentos históricos guardados em suas memórias”, destacou.

“Conseguimos envolver os participantes da Semana ao convite em nível nacional ao papel das Instituições Museológicas quanto espaço de reflexão, de formação e aprendizado sobre processo evolutivo de um povo, nação e cultura, narrando os fatos aos olhos das diversas classes sociais”, especificou “Pixica”.

O Prefeito de Santarém Nélio Aguiar esteve no encerramento e parabenizou o êxito e o efeito do evento. “Parabenizo toda a equipe da Secretaria Municipal de Cultural, ao concluir a Semana Nacional de Museus, e manter a filosofia do governo municipal de democratizar a cultura, ao valorizar o nosso Centro Cultural João Fona. Atrair os visitantes, e principalmente o morador local, que possam conhecer mais da história do nosso município, aberto a todas as classes sociais. Esse é nosso papel”, destacou.


Homenageados da noite: certificado/15ª Semana Nacional de Museus

Bendita Correa Carneiro: vendedora de tacacá, natural da capital paraense, adotou Santarém como morada. Ela disse que foi em terras santarenas, conseguiu estabilidade financeira e criou o filhos. Divulga, o Centro Cultural João Fona há mais de 20 anos na Orla da cidade.

Ildo Pereira dos Santos: vendedor de coco, natural de Santarém, trabalha há 40 anos na Avenida Adriano Pimentel, Centro. Presenciou fatos históricos como a Revolução do Veloso e outros.

Lúcia Fátima dos Reis: natural do Ceará, e vive em Santarém desde 22 anos de idade. Trabalha com lanche nas mediações do CCJF, e já recebeu ilustres artistas santarenos no estabelecimento, entre, o artista plástico Laurimar Leal.

Maria José Santos: natural de Santarém. Ela trabalha como vendedora de tacacá há 28 anos. Sempre indica aos clientes a conhecer a cultura santarena no Centro Cultural João Fona.

Maria Odeice Santos de Sousa: natural de Santarém, trabalha há 35 anos na Praça Barão de Santarém vendendo lanches. Tem orgulho do que faz e principalmente em trabalhar próximo ao Centro Cultural João Fona.

Alice de Paula e Silva: natural de Santarém, desenvolve trabalho artesanal na confecção de bonecas temáticas. E esteve colaborando com as atividades do Centro Cultural João Fona.

Entre os homenageados, Maria Odeice Santos de Sousa diz ter ficado emocionada pela valorização do governo municipal, quanto a contribuição com a cultura. “Jamais imaginava em receber o certificado, por ser incluída nesse grandioso evento que celebra a importância social e cultural dos Museus para um povo e aqui o nosso Centro Cultural João Fona, nossa cultura viva”, destacou.

Finalizando a noite, exposições de pintura plásticas e fotografias, além das apresentações artísticas culturais, do Grupo de Dança do Colégio Dom Amando e da Banda do Oitavo Batalhão de Engenharia e Construção (8º BEC).

Mais informações:
Alciane Ayres – assessora de comunicação Semc
Contato: (93 – 99140-9451 / 99179-4634)/ alcianeayres.jornalista@gmail.com



0 Comentários