RODA DE CONVERSA SOBRE “REFUGIADOS SÍRIOS” PROMOVE TROCA DE EXPERIÊNCIAS NA CASA DA CULTURA





A Prefeitura de Santarém através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), no apoio a Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão da Universidade Federal do Oeste (Ufopa) realizou nesta quinta-feira (30), a roda de conversa sobre  “Refugiados  Sírios” e a mostra de documentário da situação deles no Brasil.

 Na atividade, a participação de Khaled Arabi e mediação do professor e historiador do Sistema Modular de Ensino Indígena (SEDUC/PA/5ª Ure), André Alvarez, “Tanto na oratória e no documentário é o semelhante ao que vemos nos noticiários  e na internet. Eu vi, o quanto ele está maravilhado com o nosso país, incluindo nisso a nossa de cidade santarena. E isso faz com que nós possamos valorizar e cuidar também da nossa cidade. Nós ouvimos e interagimos com ele”, disse  o estudante da Escola Municipal de Ens. Fund. Fluminense, de 12 anos, Judson Kauã.

Alvarez disse que o tema é atualizado e de grande importância para conhecimento, por conta do reflexo  ao mundo  quanto aos conflitos  na Síria, país do Oriente Médio. “Khaled e demais sírios não estão vindo ao Brasil  como foragidos, mas como alguém q está fugindo da Síria por conta das condições adversas, principalmente na busca da Paz”.

Khaled Arabi chegou ao Brasil em 2014, morou em Guarulhos (SP) e atualmente reside em Angra dos Reis (RJ). E está pela primeira vez em Santarém (PA). Na troca de País teve todo um processo para readaptação a nova terra, no contínuo aprendizado e elogiou a recepção do povo e ao governo brasileiro. “Fico feliz na oportunidade de partilhar a vivência na Síria, quanto a problemática dos refugiados do mundo, uma crise humanitária que assola os continentes, e também, como o tem ocorrido o processo de adaptação cultural, linguística e psicológica dos refugiados sírios no Brasil”.

Arabi viu algo divino em Santarém (PA), o encontro das águas, dos rios Amazonas e Tapajós. Disse que no livro (Alcorão), o qual consta registros das palavras exatas e reveladas por Allah (Deus), o relato: “em algum lugar no mundo, há dois rios lado a lado que não se misturam. E ver a imagem desta descrição aqui foi realmente incrível e divino”, enalteceu.

Khaled Arabi é formado em administração de Empresas, pela Al-Baath Universidade Aberta da Síria, no ano de 2010, e doutor em Administração de Empresas Internacional, pela Universidade Americana de Dubai, no ano de 2012. Além da atividade na Casa da Cultura, ele esteve na noite de quarta-feira (29) no auditório da Unidade Tapajós da Universidade de Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Khaled Arabi está em atividade com documentário, organizado pelo Projeto de Cultura e Extensão, “BiblioCine”. coordenadora da BiblioCine da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Renata ferreira e a bibliotecária pública municipal Cátia Favacho participaram da roda de conversa na Casa da Cultura.


A coordenadora da BiblioCine da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Renata Ferreira, o palestrante Sírio, Khaled Arabi, a bibliotecária pública municipal Cátia Favacho e o mediador da roda de conversa, o professor e historiador do Sistema Modular de Ensino Indígena (SEDUC/PA/5ª Ure), André Alvarez




Mais informações:
Alciane Ayres – assessora de imprensa da Semc
Contato: (93 – 99140-9451 / 99179-4634).
Fotos: Rony Aires

0 Comentários