PRIMEIRA NOITE DE CARNAVAL EM SANTARÉM LEVA APROXIMADAMENTE 20 MIL PESSOAS À AVENIDA ANYSIO CHAVES











Os blocos institucionais, os de enredo e os de empolgação proporcionaram o espetáculo e a alegria carnavalesca dos foliões na Avenida Anysio Chaves, no bairro Aeroporto Velho, na noite de sábado (25).  A estreia  da Programação Oficial do Carnaval  da zona urbana, com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, teve desfile das agremiações que compõem a Liga Independente dos Blocos de Empolgação (Libes) e os blocos de enredo Cacique da Prainha e Unidos da Interventoria.

“O público foi de aproximadamente 20 mil pessoas no evento”, afirmou o 1º Tenente do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) Manoel Vieira. Segundo ele, a noite foi tranquila. “Os populares compareceram ao evento, e não tivemos ocorrências relevantes a desordem, a crime, como os envolvendo furto de Carnaval. Qualificamos o sucesso da missão por estarmos desde às 5 horas da tarde para montar o policiamento.  E maximização do trabalho foi  no reforço de 150 seguranças desarmados contratados pelo governo municipal e a parceria com os demais órgão de segurança”, qualificou o militar.

O titular da pasta da Cultura no município, Luis Alberto Figueira, o “Pixica”, afirma que a primeira noite do evento superou a expectativa. “O público compareceu para o propósito de brincar o Carnaval. O aparato dos órgãos de segurança foi essencial à normalização da festa. Nós deixamos o ordenamento e orientação dos seguranças contratados a cargo da Polícia Militar e funcionou muito bem. Que possamos ter nos próximos dias de folia essa harmonia’, declarou.

Desfiles
Hora do desfile. Os dois primeiros blocos na Avenida vinculados ao governo municipal, o Bloco da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Bloco da Camisinha, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Ambos vieram animados e com mensagens de alerta: ao combate ao trabalho infantil, às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e ao mosquito Aedes aegypti. A abertura do corredor da Folia foi com o Bloco da Semtras.

“Muito organizado. Carnaval é diversão, mas também é conscientização, importantíssimo trazer o tema da violação dos direitos da criança. E estou gostando deste Carnaval tranquilo, eu  vi que os seguranças estão nos vigiando e brincamos com tranquilidade”, destacou em relação à segurança, a foliã aposentada Luiza Sousa, de 63 anos.

Na sequência, o trabalho criativo dos artesãos transformado em alegorias e fantasias que narraram a história do enredo de cada bloco. O Unidos da Interventoria desfilou com o tema “Arte, Cultura e Lazer”.  Em média, 300 brincantes e, na bateria,  o total de 35 ritmistas. Após a comissão de frente com o Grupo Carimbó do Tapajós, o carro Abre-Alas  com  símbolo do bloco,  a Águia. Depois as alas de palhaço, ala de índio, pássaro, boi bumbá, o futebol em homenagem ao time Águia, do bairro Interventoria.

Leozinan Soares, que faz parte da Comissão Organizadora do Unidos da Interventoria, destaca que os brincantes feitos com o desfile. “Estamos contentes com o resultado da nossa apresentação. Conseguimos um desfile divertido, tranquilo e seguro”, destacou Soares.
  
Desde 1980, o bloco Cacique da Prainha participa do Carnaval de Santarém. As formas e os efeitos do carro abre-alas, alegorias e brincantes emocionaram o público e surgiram muitos aplausos no corredor da folia. O enredo de 2017 foi “Carimbó, (Patrimônio Cultural)”. Participaram aproximadamente 700 brincantes. O presidente do bloco Roque Leal, em tom de despedida, afirmou que “O Cacique tenta se renovar a cada Carnaval, mesmo com crise que atinge o país, nós estamos aqui apresentando o nosso trabalho e nos divertindo”. Ele informou que, em breve, deixará a diretoria do Cacique da Prainha e ficará somente dando apoio.

O presidente da Libes Adailson Sardinha avalia a estreia do novo corredor da folia como positiva. “Aceitamos o desafio em organizar o Carnaval na Anysio Chaves e ficamos felizes pelo resultado desta primeira noite de evento. Que junto com governo possamos melhorar ainda mais o local. Em 2018, reforçamos na continuidade do evento neste local”.

Além dos desfiles dos blocos de enredo e de empolgação, no palco da Praça de Eventos, a Gui Estouradão animou o público no esquenta e intervalos das agremiações. Estavam presentes, o prefeito Nélio Aguiar, o vice-prefeito José Maria Tapajós; o vereador Junior Tapajós e a secretária municipal de Trabalho  e Assistência Social Celsa Brito.

E a Programação Oficial do Carnaval prossegue:


PROGRAMAÇÃO
Área Urbana 
Data: 28/02/2017 (terça-feira)
Abertura: 18 horas
Local: Avenida Anysio Chaves, bairro Aeroporto Velho – Praça de Eventos
Esquenta: Banda no palco
Bloco Curumin Folia – Serviço Social do Comércio (Sesc)
Bloco Unidos do Mapiri
Bloco da Libes  Cruz de Malta
Bloco da Libes Garotos da Coroa
Bloco da Libes Sorriso Aberto
Bloco da Libes  Charkeiros
Bloco da Libes Cheiro do Periquito
Bloco da Libes Linguarudo
Bloco da Libes  Pagodeiro
Bloco da Libes  Fogueteira
Bloco da Libes Vermelho e Preto
Enceramento: 02h30

Vila de Alter do Chão
Data: 26/02 (domingo)
Local: Praça do Çairé
Abertura: 17 horas
Esquenta: Banda no palco - Praça do Çairé
Desfile dos Blocos
Encerramento: 2h

Data: 27/02 (segunda-feira)
Local: Praça do Çairé
Abertura: 17 horas
Esquenta: Banda no palco – Praça do Çairé
Desfile dos Blocos:
Encerramento: 02h

Local: Praça Sete de Setembro
Folia Social no Coreto – Praça Sete de Setembro
Banda Alfredo da Glória
Abertura: 17 horas
Encerramento: 19h30

Foto: Ascom/PMS.
Mais informações:
Alciane Ayres – assessora de imprensa da Semc
Contato: (93 99140-9451 / 99179-4634)/ alcianeayres.jornalista@gmail.com

0 Comentários