Sítio Caboclo Manuel Viana












Sítio Caboclo Manuel Viana (preserva a natureza e a história): localizado na Vila de Guajará à margem direita do rio Amazonas, no Distrito do Arapixuna. Dentro das limitações do município de Santarém, no Oeste do Pará. Arborizado com mata selvagem, plantas frutíferas (agricultura familiar) e artefatos arqueológicos (visualização para pesquisa).  Sempre recebe equipe de pesquisadores. O Sítio foi uma das rotas do projeto de pesquisa da Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA), na primeira quinzena de janeiro de 2011. 


O técnico em pesquisa da Universidade  Federal do Estado do Pará (UFPA), Márcio Amaral explica aos acadêmicos de intercâmbio estrangeiros sobre as características arqueológicas  do Sítio Caboclo Manuel Viana . Foto-Alciane Ayres.



                                                   A descida de conhecida como a ladeira  dos Cabanos de acesso ao rio Amazonas no Sítio Caboclo Manuel Viana. 
                                                                                                             Foto-Alciane Ayres.

Em novembro de 2011, esteve a arqueóloga Anne Rapp Py-Daniel, a pedido Ministério Público Federal/SANTARÉM, na parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN/Belém-PA e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Entre as demandas da pesquisa: avaliar o teor arqueológico e conservação da área.

No dia 22 de junho de 2016, o novo grupo de pesquisadores realizaram vistoria, coordenados pela arqueóloga do IPHAN/Belém-PA, Daniela Ferreira, em parceria com professores do Programa de Antropologia e Arqueologia/Insituto de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). 

A área é privada, com abertura para visitantes, após agendamento e autorização dos administradores do Sítio Caboclo Manuel Viana, com o aval da Federação das Associações de Moradores e Comunidades do Assentamento Agroextrativista da Gleba Lago Grande (FEAGLE). Inclusive as visitas dos pesquisadores foram devidamente informadas a presidência da FEAGLE.

O espaço oferece aos visitantes qualidade de vida em um ambiente natural e rústico. Na distância de 4 horas de barco e  45 minutos de lancha da Orla de Santarém. 


Acessem e curtam a página do Sítio, no LINK: 
https://www.facebook.com/S%C3%ADtio-Caboclo-Manuel-Viana-1804280469849926/ 

Mais informações:  93-99179-4634

Texto e foto: Alciane Ayres - jornalista.

0 Comentários